Dieta anti-inflamatória: saiba como tratar a endometriose com alimentação equilibrada
A nutricionista Danielle Carneiro ensina as mulheres a como seguir uma dieta anti-inflamatória para amenizar as dores de cólica da endometriose

A dieta anti-inflamatória - alimentação que combate e previne processos inflamatórios no organismo - tem papel fundamental no tratamento da endometriose. Isso porque, uma boa alimentação, rica em frutas com fontes de vitaminas C e A, pode ajudar a amenizar os sintomas da doença, como cólica, infertilidade e dor durante a relação sexual. Saiba como desinflamar o corpo:
VEJA MAIS
O que é uma dieta anti-inflamatória?
A dieta anti-inflamatória é um plano alimentar voltado para prevenir e controlar processos inflamatórios no organismo. Basicamente, o nutricionista irá avaliar qual a melhor estratégia alimentar que o paciente deve seguir para tratar inflamações no próprio intestino ou como a artrite.
Qual é a melhor dieta para quem tem endometriose?
De acordo com a nutricionista e gastrônoma Danielle Carneiro, a dieta para quem tem endometriose deve ser baixa em consumo de carne vermelha e alimentos industrializados, que são cheios de sódio e corante. O plano alimentar pode ser rico em alimentos funcionais como as uvas vermelhas, as uvas pretas e frutas cítricas.
Quais são os alimentos que ajudam a amenizar as dores da endometriose?
Para ajudar a amenizar as dores pélvica ou durante o ato de urinar, Danielle Carneiro indica ao paciente a ingestão de frutas ricas em vitaminas C, feijão, ervilhas, ovos, sementes de girassol, além de vitaminas do completo B: a B1, que são encontrados em legumes verdes e a B6, que são encontrados no fígado e nos cereais.
O que deve ser evitado para quem tem endometriose?
Os alimentos que devem ser evitados são:
- Alimentos industrializados com conservantes;
- Carnes vermelhas;
- Comidas congeladas;
- Alimentos enlatados.
Como melhorar a endometriose naturalmente?
A nutricionista afirma que consumir laranja, limão, uva preta, vinho tinto - com moderação -, brócolis, peixes, ovos, abacate e castanhas podem ajudar a melhorar a endometriose naturalmente.
O que comer no café da manhã para quem tem endometriose?
Segundo a dica da nutricionista Danielle, uma boa opção para comer no café da manhã, mas sem inflamar a endometriose, é se deliciar com uma crepioca com suco de laranja, ou um café com leite acompanhado de pão com geleia de frutas ou uma tapioquinha com ovo.
O que comer no almoço para quem tem endometriose?
Na hora de montar o prato do almoço, Danielle indica que o paciente coloque uma variedade de saladas - aumentando o consumo de fibras -, uma porção de arroz e de feijão, acompanhado de uma proteína branca e ovos cozidos.
* Atenção: Toda a dieta precisa ser prescrita por um profissional de nutrição. A falta de orientação adequada pode representar riscos graves à saúde. Procure orientação especializada para saber qual modelo funciona melhor para o seu organismo.
(*Estagiária Amanda Martins, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA