Layane Santos leva raízes de Capanema ao topo do Rainha das Rainhas

Professora de balé quer transformar a coroa em instrumento de valorização cultural no Pará

Amanda Martins e Maíza Santos
fonte

A professora de balé clássico e agente de comunicação digital Layane Santos vive um novo momento em sua trajetória. Campeã do concurso Rainha das Rainhas 2026, ela afirma que pretende usar o alcance do título de soberana do Carnaval paraense para apoiar projetos culturais e sociais tanto em Capanema quanto em Belém ao longo do seu reinado.

VEJA MAIS

image Estilista mostra processo de criação da fantasia de Layane Santos no Rainha das Rainhas 2026
Criação assinada por Matheus Souza destacou identidade amazônica com o tema “Araci: a metamorfose da artesã em búfalo”

image Layane Santos projeta ano de ações sociais após vencer o Rainha das Rainhas 2026
Campeã do concurso falou sobre a preparação, a vitória e os planos para além da beleza no carnaval paraense

image Cena Bis: 78ª Rainha das Rainhas 2026 tem edição com coroação e celebração
Layane Santos, representante do Guará Acqua Park, conquista o título inédito de Rainha das Rainhas 2026 em evento que celebrou as oito décadas do Jornal O Liberal e 50 anos da TV Liberal

Segundo Layane, o Rainha das Rainhas é palco para muito mais do que beleza. “Eu quero usar essa visibilidade para causas sociais, para apoiar projetos. A gente está montando ações para o ano inteiro”, adiantou em entrevista ao Grupo Liberal. 

image Layane Santos na sede do Grupo Liberal (Carmem Helena / O Liberal)

Representando o Guará Acqua Park, ela entrou para a história, no último dia 7 de fevereiro,  ao conquistar um título inédito para o clube e para o município de Capanema. Natural da cidade do nordeste paraense, ela se define como ‘uma pessoa comum, simples, determinada, cheia de desafios e principalmente com sonhos’. 

Identidade

Segundo a campeã, a mulher que brilhou na passarela é a mesma que cresceu entre as ruas do interior. “No palco do Rainha das Rainhas, eu não mostrei ser diferente, eu mostrei ser a mesma pessoa, apenas com mais potência”, afirmou.

image Após coroação, Layane Santos desfila em carro dos bombeiros pelas ruas de Capanema; vídeo
O momento foi compartilhado nas redes sociais da Prefeitura na tarde desta quinta-feira (12)

A relação com Capanema é descrita por ela como um laço de afeto profundo. Layane destaca que foi no município que iniciou sua trajetória e construiu suas referências. “A minha relação com a minha cidade é de amor, de respeito. Foi lá onde eu comecei a minha trajetória”, declarou. A recepção calorosa na última quinta-feira (12) reforçou esse vínculo: ela desfilou em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade, saudada com aplausos e manifestações de carinho da população, que celebrou a conquista histórica.

O despertar artístico

A arte sempre esteve presente em sua formação. Layane recorda que a infância foi marcada pela dança e pela convivência familiar. O pai, apaixonado por forró, foi seu primeiro incentivador. “Eu lembro que todas as tardes ele me pegava, ligava o som lá de casa e me ensinava a dançar forró. Inclusive foi o primeiro estilo que aprendi”, contou. 

Mas foi aos 13 anos que a campeã iniciou as aulas de balé clássico e passou a se profissionalizar. O universo junino, os festivais de dança e os concursos de beleza sempre fizeram parte de seus sonhos. Ela relembra que o pai a levava para assistir ao Rainha das Rainhas do Carnaval de Capanema, experiência que despertou o desejo de estar nos palcos. 

image  (Thiago Gomes/O Liberal)

Em 2022, mergulhou no São João, conquistando títulos que, segundo ela, sequer imaginava alcançar. “Dois anos depois, eu participei do ‘Rainhas’ de Capanema, e ali, foi meu primeiro grande sonho realizado. Acredito [que aquele momento] foi uma preparação para estar aqui hoje”, disse emocionada. 

Fantasia que conquistou a web

Mesmo após uma semana do concurso, a fantasia de Layane continua ganhando repercussão fora da passarela, especialmente nas redes sociais, por incorporar referências à aparelhagem Carabao - que também foi atração no grande dia do evento no ‘After da Rainha’. Ela entrou no certame do Hangar Centro de Convenções da Amazônia com a fantasia Araci: a metamorfose da artesã em búfalo”, proposta que uniu tradição, lenda e contemporaneidade. 

image Layane Santos (Grupo Liberal)

Inspirada em uma narrativa ambientada no coração do Marajó, a criação - assinada pelo estilista Matheus Souza, com coreografia de Walter Júnior e Júnior Freitas - conta a história de Araci, jovem artesã que, sob a lua cheia, vai ao lago sagrado colher o barro vivo e recebe dos encantados o dom de guardar no corpo a força da terra, transformando-se em búfalo, figura emblemática da ilha.

A campeã explica que a escolha do tema foi definida ainda em novembro de 2025, quando recebeu a proposta de homenagear as belezas do Marajó. “A gente foi estudando até chegar na homenagem às artesãs. A história da mulher artesã é muito bonita, porque é força, é cultura”, disse. 

O projeto ganhou novas camadas ao incorporar também o búfalo e referências às festas de aparelhagem. “Desde o primeiro momento em que o Matheus mostrou a fantasia, eu me apaixonei. Foi uma conexão mesmo”, relembrou.

image Layane Santos, do Guará Park, é a Rainha das Rainhas 2026. (Igor Mota/ O Liberal)

A fantasia apresentava duas faces: a força da mulher artesã, que molda traços e perpetua a cultura marajoara, e a transformação em búfalo, símbolo da ilha e elemento presente nas festas de aparelhagem que exaltam a cultura paraense. 

Sobre a referência às aparelhagens, Layane reconhece a importância do movimento cultural. “Quando eu era mais nova, eu gostava bastante. É a nossa cultura. A gente gosta do tecnobrega, do ‘Rock Doido’”, comentou, ressaltando que, mesmo não frequentando tanto atualmente, mantém o respeito e a admiração pelas manifestações populares.

Ao falar sobre o Pará, a campeã destaca a diversidade cultural como maior patrimônio. Ela afirma que é difícil alguém conhecer o Estado e não se apaixonar pela dança, pela culinária e pelas raízes fortes que marcam o povo paraense. “O nosso Pará é muito rico, muito grandioso. Tudo me encanta”, declarou.

O Rainha das Rainhas 2026 contou com patrocínio da Cerveja Caribeña, do Centro Universitário Fibra, da Equatorial Energia e do Shopping Bosque Grão-Pará, além do apoio da Porte Engenharia. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Rainhas 2026
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!