MENU

BUSCA

Layane Santos, do Guará Park, é a Rainha das Rainhas 2026

Ela foi Araci: a metamorfose da artesã em búfalo e encantou o público e os jurados

Ana Laura Carvalho

A representante do Guará Park, Layane Santos, conquistou o título de Rainha das Rainhas 2026 na noite deste sábado (7), em evento realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Esta foi a primeira vez que o clube venceu o concurso. Layane brilhou na passarela e garantiu o posto máximo do tradicional certame que, há 78 anos, elege a soberana do Carnaval paraense. Como prêmio, a vencedora recebeu um Peugeot 208 zero quilômetro, oferecido pela concessionária Revemar, além de uma bolsa de estudos integral no Centro Universitário Fibra.


Na apresentação, Layane emocionou o público com a fantasia “Araci: a metamorfose da artesã em búfalo”, uma criação que misturou força feminina, tradição cultural e transformação simbólica, com forte inspiração na identidade amazônica. O figurino foi assinado pelo estilista Matheus Souza, enquanto a coreografia teve criação de Walter Júnior e Júnior Freitas. “Foi uma coreografia com dois momentos. No primeiro, ela veio homenageando uma artesã marajoara. Depois, ela se transformou em um búfalo e homenageou esse animal, que é o protetor do Marajó”, disse o estilista.

VEJA MAIS

Rainhas 2026: saiba tudo sobre a apresentação de Layane Santos, candidata do Guará Acqua Park
Professora de balé clássico, a representante de Capanema apresenta a fantasia “Araci”, inspirada na força feminina, no artesanato e na cultura do Marajó

Rainhas 2026: candidata do Guará Acqua Park celebra apresentação em chamada de vídeo com a família
Representante do Guará Park dividiu com a família a euforia após a apresentação marcada pela simbologia da metamorfose da artesã em búfalo

Layane Santos diz que apresentação foi marcada por concentração total
Representante do Guará Park afirma que apresentação marcou sua trajetória artística

Após a coroação, Layane celebrou a conquista e destacou a emoção de viver um dos momentos mais importantes de sua trajetória. “Estou muito feliz de estar aqui. É uma grande realização da minha vida. Não saiu 100% como eu gostaria, teve alguns movimentos que não consegui executar, mas, pela experiência, consegui me reinventar ali na hora. Isso mostra o quanto a gente precisa estar preparada para tudo”, afirmou.

A campeã também comentou a reação do público durante sua apresentação, que arrancou aplausos e levou a plateia ao delírio, ao som do tecnomelody paraense. “Foi mágico. A gente escolheu essa temática junto com o clube. A minha equipe tem essa linha de valorizar as coisas do nosso Pará, da nossa Amazônia. E dessa vez a gente queria realmente impactar, contar uma história forte e levar o público à loucura”, destacou.

A emoção da conquista foi compartilhada pela família da Rainha das Rainhas 2026. O pai da campeã, Antônio Dias, acompanhou de perto toda a trajetória da filha e não escondeu a felicidade com o resultado.

“Meu coração está a mil. Eu acompanho a Layane desde criança. Quando ela recebeu o convite do Guará Park, isso foi um sonho para a gente. Ver ela realizar esse sonho e estar aqui hoje mostra que ela é vitoriosa. Quero agradecer toda a equipe do Guará Park e o povo que acreditou nela. Agora é só comemorar e agradecer a Deus em primeiro lugar”, disse.

A mãe da vencedora, Marinete da Costa, também celebrou o título e destacou a confiança da filha desde o início da competição. “Foi maravilhoso. Eu esperava, estava confiante, e ela também. Quando ela entra, entra para ganhar. Esse não é o primeiro título dela. Ela já foi Rainha em Capanema e venceu em 2023. Hoje ela veio determinada. Quando ela levou o público à loucura, tivemos certeza de que ela seria campeã”, afirmou.

O esposo de Layane, Elton Nascimento, ressaltou a intensidade da preparação e o esforço envolvido ao longo do processo. “Foi um processo muito difícil e desgastante. A gente mora em Capanema, e os ensaios eram em Santa Izabel. Era um mês inteiro de deslocamentos, mas ela estava muito determinada. Era um sonho dela, que a família viveu junto: o pai, a mãe e eu. O sentimento agora é só de orgulho por tudo que ela apresentou”, disse.

Segundo ele, a comemoração já está garantida. “Agora é só comemorar muito. A festa começa aqui e termina em Capanema. Quando a gente chegar lá, vai ser muito bom. Já está tudo planejado”, completou.

A edição de 2026 do Rainha das Rainhas reuniu 15 candidatas, representantes de clubes sociais tradicionais do Pará, reafirmando a grandiosidade e a relevância cultural do concurso para o Carnaval do Estado.

O Rainha das Rainhas 2026 contou com patrocínio da Cerveja Caribeña, do Centro Universitário Fibra, da Equatorial Energia e do Shopping Bosque Grão-Pará, além do apoio da Porte Engenharia.​​