Layane Santos, do Guará Park, é a Rainha das Rainhas 2026
Ela foi Araci: a metamorfose da artesã em búfalo e encantou o público e os jurados
A representante do Guará Park, Layane Santos, conquistou o título de Rainha das Rainhas 2026 na noite deste sábado (7), em evento realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Esta foi a primeira vez que o clube venceu o concurso. Layane brilhou na passarela e garantiu o posto máximo do tradicional certame que, há 78 anos, elege a soberana do Carnaval paraense. Como prêmio, a vencedora recebeu um Peugeot 208 zero quilômetro, oferecido pela concessionária Revemar, além de uma bolsa de estudos integral no Centro Universitário Fibra.
Na apresentação, Layane emocionou o público com a fantasia “Araci: a metamorfose da artesã em búfalo”, uma criação que misturou força feminina, tradição cultural e transformação simbólica, com forte inspiração na identidade amazônica. O figurino foi assinado pelo estilista Matheus Souza, enquanto a coreografia teve criação de Walter Júnior e Júnior Freitas. “Foi uma coreografia com dois momentos. No primeiro, ela veio homenageando uma artesã marajoara. Depois, ela se transformou em um búfalo e homenageou esse animal, que é o protetor do Marajó”, disse o estilista.
VEJA MAIS
Após a coroação, Layane celebrou a conquista e destacou a emoção de viver um dos momentos mais importantes de sua trajetória. “Estou muito feliz de estar aqui. É uma grande realização da minha vida. Não saiu 100% como eu gostaria, teve alguns movimentos que não consegui executar, mas, pela experiência, consegui me reinventar ali na hora. Isso mostra o quanto a gente precisa estar preparada para tudo”, afirmou.
A campeã também comentou a reação do público durante sua apresentação, que arrancou aplausos e levou a plateia ao delírio, ao som do tecnomelody paraense. “Foi mágico. A gente escolheu essa temática junto com o clube. A minha equipe tem essa linha de valorizar as coisas do nosso Pará, da nossa Amazônia. E dessa vez a gente queria realmente impactar, contar uma história forte e levar o público à loucura”, destacou.
A emoção da conquista foi compartilhada pela família da Rainha das Rainhas 2026. O pai da campeã, Antônio Dias, acompanhou de perto toda a trajetória da filha e não escondeu a felicidade com o resultado.
“Meu coração está a mil. Eu acompanho a Layane desde criança. Quando ela recebeu o convite do Guará Park, isso foi um sonho para a gente. Ver ela realizar esse sonho e estar aqui hoje mostra que ela é vitoriosa. Quero agradecer toda a equipe do Guará Park e o povo que acreditou nela. Agora é só comemorar e agradecer a Deus em primeiro lugar”, disse.
A mãe da vencedora, Marinete da Costa, também celebrou o título e destacou a confiança da filha desde o início da competição. “Foi maravilhoso. Eu esperava, estava confiante, e ela também. Quando ela entra, entra para ganhar. Esse não é o primeiro título dela. Ela já foi Rainha em Capanema e venceu em 2023. Hoje ela veio determinada. Quando ela levou o público à loucura, tivemos certeza de que ela seria campeã”, afirmou.
O esposo de Layane, Elton Nascimento, ressaltou a intensidade da preparação e o esforço envolvido ao longo do processo. “Foi um processo muito difícil e desgastante. A gente mora em Capanema, e os ensaios eram em Santa Izabel. Era um mês inteiro de deslocamentos, mas ela estava muito determinada. Era um sonho dela, que a família viveu junto: o pai, a mãe e eu. O sentimento agora é só de orgulho por tudo que ela apresentou”, disse.
Segundo ele, a comemoração já está garantida. “Agora é só comemorar muito. A festa começa aqui e termina em Capanema. Quando a gente chegar lá, vai ser muito bom. Já está tudo planejado”, completou.
A edição de 2026 do Rainha das Rainhas reuniu 15 candidatas, representantes de clubes sociais tradicionais do Pará, reafirmando a grandiosidade e a relevância cultural do concurso para o Carnaval do Estado.
O Rainha das Rainhas 2026 contou com patrocínio da Cerveja Caribeña, do Centro Universitário Fibra, da Equatorial Energia e do Shopping Bosque Grão-Pará, além do apoio da Porte Engenharia.
Palavras-chave