Veículo estacionado de forma irregular pode não ser mais removido; entenda o Projeto de Lei

Comissão da Câmara aprova mudança envolvendo remoção de carro estacionado de forma irregular se o condutor puder sanar a irregularidade, mas mantém a aplicação de multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro

O Liberal
fonte

Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL nº 3315/19) que proíbe a remoção de veículo estacionado de maneira irregular quando o condutor puder sanar a irregularidade e retirar o carro do local. De autoria do deputado federal paraense Celso Sabino (União), a proposta não exclui a aplicação de multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro. As informações são da Agência Câmara. 

VEJA MAIS

image Dono de posto de combustíveis é assassinado em estacionamento de farmácia
A motivação para o crime, com características de execução, é desconhecida. Os suspeitos, que estavam em uma motocicleta, fugiram sem deixar pistas

image Residentes da rua da Marinha denunciam estacionamento de carros na calçada
Oficina estaria usando as calçadas, impedindo o tráfego de pedestres

image Celso Sabino é o autor da proposta (Najara Araújo/Câmara dos Deputados)

“Devemos, como legisladores, propor, ao nosso sistema jurídico, leis que sejam dotadas, entre outros atributos, de razoabilidade", observou o relator da matéria, deputado Luiz Carlos (PSDB-AP), em seu parecer. "No caso em consideração, se o veículo foi removido de forma a propiciar a imediata circulação no local, isto é, a fluidez do trânsito, não vemos porque aplicar a sanção administrativa de remoção forçada, com tudo que daí advém, como demora e os custos desnecessários”, completou o parlamentar, que apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do texto.

image Flanelinhas cobram até R$30 por estacionamento no bairro de Nazaré
Cones, madeiras e pedaços de concreto são deixados em vagas para que motoristas que não pagam evitem de estacionar

image Filha de juíza ameaça PMs após tentar obrigá-los a conseguir vaga de estacionamento
"P*rra, até agora não arrumaram a minha vaga. Vou tirar uma foto deles e mandar para a mamãe", disse a mulher após xingar os policiais

Como o projeto foi aprovado em caráter conclusivo, seguirá para o Senado Federal, a menos que haja recurso para deliberação do Plenário.

O que diz a lei hoje?

A legislação atual estabelece multa e remoção do veículo para os casos de estacionamento irregular, como em vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição; ou em locais e horários proibidos; ou ainda na área de cruzamentos de vias.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA