CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

STF vai liberar drogas para consumo próprio? Corte retoma julgamento nesta quinta (17)

O Brasil faz parte do grupo de 22 países da região que têm o uso medicinal de cannabis permitido

Luciana Carvalho
fonte

Nesta quinta-feira (17),  o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento sobre descriminalização da posse de drogas para consumo próprio. No último julgamento, realizado no dia 02 de agosto, quatro dos 11 ministros já votaram, todos a favor da descriminalização, embora com parâmetros distintos.

É importante esclarecer que descriminalizar a posse não significa liberar a compra e a venda da droga, essas condutas não estão em discussão no julgamento que será retomado pela Corte.

O debate foi baseado em um recurso extraordinário apresentado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo ao STF contra a condenação de um mecânico, de 50 anos, pelo porte de 3 gramas de maconha. O réu estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema por outros crimes, dividia a cela com 33 detentos e foi flagrado com a droga. Na época, o homem assumiu que era dono da erva para respeitar um rodízio estabelecido entre os detentos.

VEJA MAIS

image Supremo Tribunal Federal suspende julgamento sobre descriminalização do porte de maconha
Placar estava em 4 a 0, com algumas divergências sobre quantidade de droga em posse para ser considerada de uso pessoal

image Internautas do Grupo Liberal opinam sobre a descriminalização da maconha para uso pessoal
O resultado da enquete, que abordou matéria julgada pelo STF nesta semana, mostrou que o posicionamento dos leitores está dividido

image Descriminalização da maconha: STF e Senado disputam decisão sobre tema
Julgamento trata do porte de drogas para consumo próprio

A tese da Defensoria é que, ao consumir drogas, a pessoa só está fazendo mal a ela própria, e que isso não é crime e a condenação por posse para uso próprio seria inconstitucional. Quando o caso chegou ao STF, já fazia quase 17 anos que a Corte Constitucional da Colômbia tinha descriminalizado o porte de drogas para uso pessoal.

Depois disso, outros países das Américas tomaram a mesma decisão, aponta o Monitor de Políticas de Drogas nas Américas, do Instituto Igarapé. Hoje, existem 21 países em que a posse de drogas ainda é crime, mas em alguns desses a pena foi extinta, então não há punição.

O Brasil faz parte do grupo de 22 países da região que têm o uso medicinal de cannabis permitido – e dos 20 que autorizam a produção e distribuição da planta para esse fim.

De acordo com o Monitor de Políticas de Drogas nas Américas, quatro países nas Américas regulam a cannabis para fins recreativos: Canadá, Dominica, Uruguai e Estados Unidos, onde 23 Estados, além do Distrito de Colúmbia e Ilhas Virgens Americanas, legalizaram esse consumo, com quantidades que variam de acordo com o marco regulatório de cada um.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA