STF vai enviar lista tríplice só de mulheres para vaga de ministra substituta do TSE a Lula

Duas das candidatas estavam cotadas para o próprio Supremo, mas agora foram indicadas para o tribunal responsável pelas eleições no Brasil

O Liberal
fonte

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai indicar três mulheres para a vaga de ministra substituta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Daniela Borges, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia; Edilene Lobo, ligada ao PT de Minas Gerais; e Marilda Silveira, que já atua na área eleitoral de Brasília. A lista tríplice foi definida nesta terça-feira (31) e vai ser encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

VEJA MAIS

image Após derrota no Congresso, Lula procura Lira para tentar dialogar com parlamentares
A ligação de Lula representa uma tentativa de aproximação com o parlamento brasileiro e acontece após declarações públicas de Lira, cobrando mais articulação por parte do Executivo.

image Em conversa por telefone, presidente Lula convida papa Francisco pra visitar o Brasil; vídeo
O petista também agradeceu a atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia

image Lula e Papa Francisco conversam por telefone sobre combate à pobreza e paz no mundo; vídeo
Esse é o primeiro contato entre os dois desde que Lula retornou ao Palácio do Planalto

Como em outros cargos por indicação em nível federal, caberá ao presidente a escolha da pessoa que vai ocupar a vaga. Anteriormente, o ministro substituto era André Ramos Tavares, mas ele foi escolhido por Lula para ocupar uma vaga efetiva do TSE. Não há prazo legal para essa definição final. Daniela e Edilene eram cotadas para uma vaga efetiva no STF. A razão para que fossem indicadas para outra vaga não foi revelada.

São sete vagas efetivas no TSE, sendo três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados "com notório saber jurídico". Cada vaga efetiva tem um substituto. As informações são da Agência Brasil.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA