Representantes de várias instituições se reúnem para discutir sobre as questões sociais do Marajó

Encontro foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará

O Liberal
fonte

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) reuniu representantes de várias instituições do Estado para discutir sobre as questões sociais do Arquipélago do Marajó, em razão de denúncias de suposto cenário de abuso e exploração sexual, que tomaram força nas redes sociais. O encontro aconteceu na última quarta-feira (13), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA).

A presidente do TCE-PA, Conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes, ressaltou a importância do debate e reflexão sobre o território marajoara, considerando o papel de avaliador e fiscalizador do Tribunal como indutor de políticas públicas. Em seguida, o Conselheiro Vice-Presidente do TCE-PA, Fernando Ribeiro, destacou que um dos objetivos é traçar o cenário real da situação e contribuir para desmitificar o Marajó como uma terra de prostituição infantojuvenil.
Na ocasião, o secretário  de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado fez uma apresentação das ações estaduais de combate à criminalidade no Pará, pontuando as ações executadas no Marajó. Machado reforçou a criação de uma secretaria especializada e a entrega de cinco delegacias na região. 

“Esta é uma oportunidade de esclarecer tudo o que está sendo feito na área de segurança pública no Marajó, como a base fluvial Antônio Lemos, a aquisição e entrega de lanchas, a construção de novas delegacias, o fortalecimento do efetivo policial nos municípios, entre outras medidas”, disse.

Os prefeitos da região marajoara presentes ao evento, José Antônio Leão, de Breves; Antônio Augusto Athar, de Cachoeira de Arari; e Carlos Augusto Gouvea, de Soure, relataram os principais desafios de gestão, considerando as particularidades - do ponto de vista geográfico, histórico, econômico e cultural - de suas realidades.

A deputada estadual Ana Cunha, que preside a Comissão em Defesa da Primeira Infância, Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), apontou a importância da criação de Comissões de Primeira Infância e de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais.

A Conselheira Daniela Barbalho, do TCE-PA, falou sobre o fortalecimento de políticas públicas envolvendo parcerias, como por exemplo, as lideranças religiosas, como um elo com as comunidades.

Ao final, o Conselheiro Fernando Ribeiro informou que, um segundo encontro, abrangendo outros órgãos como a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), será agendado em parceria com o TCM-PA.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA