CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Relator vota para rejeitar recurso e manter ex-presidente Bolsonaro inelegível

Recurso do político do PL está sendo julgado pelo plenário virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O Liberal
fonte

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a julgar, nesta sexta-feira (22) o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a decisão que o tornou inelegível pelo período de 8 anos. Os advogados apresentaram os chamados "embargos de declaração", recurso que busca questionar pontos não suficientemente esclarecidos ou omissões e contradições dentre os votos apresentados. Relator do caso, o ministro Benedito Gonçalves entende que não houve cerceamento de defesa no processo e rejeitou o pedido, bem como todos os argumentos processuais dos advogados do político do PL, mantendo a pena de inelegibilidade.

VEJA MAIS

image Bolsonaro rebate acusação e diz que jamais compactuou com golpe de Estado; leia a íntegra
Defesa do ex-presidente divulgou nota após parte da suposta delação de Mauro Cid vir à tona

image Arthur Maia sobre acareação de Bolsonaro com Mauro Cid na CPMI: ‘Isso não vai acontecer’
Questionado por jornalistas, presidente da CPMI do 8 de janeiro comentou sobre o pedido feito pela relatora do colegiado, Eliziane Gama

Para o ministro, o recurso tem argumentos que buscam minimizar a gravidade do ato do ex-presidente. "A responsabilidade pessoal do embargante foi fixada com base nos atos que comprovadamente praticou ao se valer das prerrogativas de Presidente da República e de bens e serviços públicos, em grave violação a deveres funcionais, com o objetivo de esgarçar a confiabilidade do sistema de votação e da própria instituição que tem a atribuição constitucional de organizar eleições. Portanto, o persistente empenho do embargante em tratar a minuta de decreto de estado de defesa como elemento decisivo para a declaração de inelegibilidade não encontra lastro no julgamento", ponderou.

image Jair Bolsonaro é internado em Brasília após desconforto intestinal
Ex-presidente foi submetido a exames do tráfego digestivo, incluindo uma lavagem intestinal

image Jair Bolsonaro recebe alta após cirurgias em São Paulo
Na terça-feira, Ex-presidente foi submetido a uma endoscopia digestiva e passou por uma septoplastia

Jair Bolsonaro foi condenado em junho deste ano, durante a análise de uma ação protocolada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) pedindo a inelegibilidade dele e de seu vice na chapa que concorreu à Presidência nas últimas eleições, Walter Braga Netto, em razão de declarações do ex-chefe do Executivo que colocavam em dúvida a segurança das urnas e do processo eleitoral, em uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022. Ministros da Corte Eleitoral concluíram, no julgamento, que ele cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Braga Netto não foi condenado a inelegibilidade.

image A convite de Tarcísio, Bolsonaro se hospedará no Palácio dos Bandeirantes após alta
Local é sede do governo de São Paulo e residência oficial do governador. Presidente foi internado esta semana no hospital Vila Nova Star, para ser submetido a cirurgias

image Julgamento do recurso contra a decisão que tornou Bolsonaro inelegível começa semana que vem
Dada foi marcada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

No julgamento da ação apresentada pelo PDT, os advogados de Bolsonaro ressaltaram que reunião com embaixadores ocorreu em 18 de julho de 2022, antes do período eleitoral e quando o político não era candidato oficial ao pleito presidencial. Dessa forma, segundo os advogados, caberia apenas multa como punição, e não a decretação da inelegibilidade.

Além de recorrer ao próprio TSE, a defesa do ex-presidente pode acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) apresentando o chamado recurso extraordinário, que pretende questionar pontos da decisão do da Corte Eleitoral que violariam a Constituição.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA