Receita suspende isenção fiscal concedida pelo governo Bolsonaro a líderes religiosos

Decisão foi tomada pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas

O Liberal
fonte

Foi publicado, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17), a suspensão de um Ato Declaratório Interpretativo assinado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que concedeu isenção tributária sobre salários de ministros de confissão religiosa, como pastores. A medida beneficiando os líderes religiosos havia sido publicada às vésperas da eleição de 2022 e foi assinada por Julio César Vieira Gomes, que também esteve envolvido na tentativa de liberação das joias dadas pelo governo da Arábia Saudita.

VEJA MAIS

image Lula encomenda PEC que amplia isenção tributária para igrejas
Lula fez o pedido à senadora evangélica Eliziane Gama, do PSD do Maranhão

image Sobrinho do ministro Haddad está à frente de empresa que movimenta bilhões sem pagar impostos
Guilherme Haddad Naza chefia no Brasil a maior corretora de criptomoedas do mundo, caracterizada pela CPI das Pirâmides Financeiras como a plataforma preferida para aplicar golpes

A nova decisão, suspendendo o benefício, foi assinada pelo Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, e repercutiu na Bancada Evangélica. Em entrevista ao blogo do Octávio Guedes, do G1, o deputado da Frente Evangélica Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que também é 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados, alegou perseguição.

"É uma prova do que sempre falamos: o governo Lula persegue os segmentos religiosos", declarou. "Estão sustando o ato declaratório do ex-secretário da Receita, para que cada auditor interprete a lei como quiser, voltando à velha fábrica de multas. Faz um absurdo desses e depois quer se aproximar de evangélicos", acrescentou o parlamentar, que prometeu uma resposta ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Terão cada vez mais nosso distanciamento e nós iremos fazer campanha contrária a esses governos. Isso é prato cheio para nós evangélicos. Vou fazer um vídeo agora para espalhar e mostra que o PT persegue o segmento religioso".

Na época da publicação, o Ato Declaratório Interpretativo que concedeu o benefício foi considerado atípico porque não passou pelo crivo da subsecretaria de tributação da Receita. O procedimento também é investigado pelo Tribunal de Contas da União.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA