Putin prepara ofensiva mais destrutiva após erros na guerra da Ucrânia, diz jornal

Resistência da Ucrânia não estava nos planos da Rússia e tem deixado Putin impaciente. "Moscou errou feio nos cálculos", diz analista

O Liberal

Após enfrentar problemas logísticos e violar o manual das invasões militares, as forças do presidente russo Vladimir Putin chegam ao sexto dia da guerra na Ucrânia numa nova etapa, potencialmente mais destrutiva para Kiev.

O surgimento do comboio de 64 km de comprimento rumo à capital ucraniana e a intensificação do bombardeio sobre Kharkiv, a segunda maior cidade do país, são o símbolo dessa mudança. A resistência local deverá ter problemas para segurar o assalto russo que se ensaia, segundo informações do correspondente Igor Gielow, da Folha de São Paulo.

VEJA MAIS

image Presidente da Rússia, Vladimir Putin pode ser julgado por crimes de guerra, diz ministro britânico
Na última segunda, o procurador do Tribunal Penal Internacional em Haia já havia anunciado a abertura "o mais rápido possível" de uma investigação sobre a situação na Ucrânia

image Submarino nuclear dos EUA faz manobras na Colômbia, após Rússia deixar força nuclear ‘em alerta’
As manobras realizadas em conjunto entre os dois países contaram com a participação de cerca de 600 homens e mulheres das duas nações

image Com mais de 60 km, comboio russo continua avançando em direção à capital da Ucrânia
As imagens captadas pelo satélite da Maxar Technologies mostram forças russas avançando

Em novembro de 2020, após a derrota armênia na guerra contra o Azerbaijão, o analista militar russo Konstantin Makienko, do Centro de Análises de Estratégias e Tecnologias, de Moscou, escreveu um texto que se tornaria profético no jornal Vedomosti, segundo Gielow. 

"A principal lição que Moscou deve tirar da tragédia [a Armênia é um aliado indócil russo, e o apoio de Ancara a Baku aumentou a influência turca no Cáucaso] é nunca subestimar o inimigo. Reina aqui uma atitude condescendente e irônica em relação ao Exército ucraniano", afirmou.

"Os militares ucranianos já possuem sistemas de armas que os russos não possuem. Mísseis antitanque de terceira geração e drones kamikaze. E, em breve, os drones turcos Bayraktar-TB2", completou.

"A operação inicial foi baseada em suposições terríveis sobre a capacidade e a vontade da Ucrânia de lutar e em um conceito operacional impossível. Moscou errou feio no cálculo. Mas suas forças ainda não entraram na guerra", escreveu no Twitter o americano Michael Kofman, diretor para Rússia do centro CNA.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA