Presidente da OAB Pará se reúne com superintendência da PF após denúncias de suposta fraude

Segundo entidade, reunião foi proposta pela própria OAB, que se colocou à disposição para colaborar com as investigações

O Liberal
fonte

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), Eduardo Imbiriba, se reuniu nesta terça-feira (19), com o superintendente da Polícia Federal (PF) e o delegado federal Bruno Benassuly, na sede do órgão, em Belém, para discutir sobre as denúncias de suposta fraude de assinaturas nas eleições de 2021. De acordo com a OAB, o encontro foi solicitado pela própria instituição, que se colocou à disposição para colaborar com as investigações, fornecendo, inclusive, os cadernos de votação apontados pela denúncia. 

VEJA MAIS

image Justiça Federal determina que OAB-PA apresente cadernos de votações até semana que vem
Entidade é acusada de falsificação de assinaturas nas eleições de 2021 pelo candidato que ficou em segundo lugar. Polícia Federal instaurou inquérito.

image OAB Pará divulga candidaturas aptas para o desembargo no Tribunal de Justiça do Estado
Total de 14 advogados constam na lista

"Além disso, o presidente Imbiriba reiterou que toda a estrutura do Sistema OAB-PA está à disposição para prestar o pleno auxílio na localização e contato direto com cada advogado citado pela denúncia, de modo que tudo seja esclarecido o mais breve possível para a advocacia e sociedade paraense", afirma a entidade.

As assessoras jurídicas da OAB Pará, Gabriella Moraes e Suzianny Barbosa, também participaram da reunião desta terça-feira (19).

image Nova direção da OAB Pará toma posse no teatro Maria Sylvia Nunes
O advogado criminalista Eduardo Imbiriba de Castro substituiu Alberto Campos. O novo presidente estará à frente da seção estadual da Ordem até 2024.

image Eduardo Imbiriba vence disputa no Pará pela presidência da OAB
Candidato da situação com a chapa ‘OAB sempre à frente’ teve a preferência dos eleitores

Entenda o caso

O advogado Sávio Barreto, candidato que ficou em segundo lugar nas eleições da entidade, realizadas em novembro de 2021, impetrou com uma ação na Justiça apontando 11 fatos envolvendo o pleito, entre eles a possibilidade de falsificação de assinaturas de eleitores. O processo, de número 1021438-68.2022.4.01.3900, tramita na 5ª Vara da Justiça Federal. No dia 13 de dezembro, um inquérito foi instaurado. Ele é presidido pelo delegado José Eloísio dos Santos Neto.

Por determinação da Justiça, a OAB-PA deve apresentar à PF os cadernos de votação das últimas eleições. Intimada na última quinta-feira (14), a instituição tem prazo de 15 dias para apresentar os documentos.

Eduardo Imbiriba venceu as eleições com 4.355 votos, contra 4.091 votos de Barreto. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA