Polícia Federal conclui que Jair Bolsonaro não cometeu crime

Inquérito sobre interferência na instituição foi aberto em 2020 para averiguar denúncia do ex-ministro da Justiça Sergio Moro

O Liberal
fonte

A Polícia Federal enviou relatório ao Supremo Tribunal Federal (STF) concluindo que não há elementos que incriminem o presidente Jair Bolsonaro no caso da suposta interferência na autonomia da instituição policial. As informações são o G1 nacional.

"Concluímos que, dentro dos limites da investigação traçados pelos Exmos. Ministros Relatores, no âmbito da esfera penal, não há nos autos elementos indiciários mínimos de existência de materialidade delitiva imputada ao Senhor Presidente da República Jair Messias Bolsonaro assim como também ao Senhor Sérgio Fernando Moro", afirma o relatório.

VEJA MAIS

image Bolsonaro nega interferência na PF denunciada por Moro
Oitiva foi realizada no Palácio do Planalto

"No decorrer dos quase dois anos de investigação, dezoito pessoas foram ouvidas, perícias foram realizadas, análises de dados e afastamentos de sigilos telemáticos implementados. Nenhuma prova consistente para a subsunção penal foi encontrada. Muito pelo contrário, todas testemunhas ouvidas foram assertivas em dizer que não receberam orientação ou qualquer pedido, mesmo que velado, para interferir ou influenciar investigações conduzidas na Polícia Federal", diz outro trecho do documento da PF.

O pedido de investigação à Procuradoria Geral da República (PGR) teve como base denúncias do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Ao se demitir do cargo, o ex-juiz disse que Bolsonaro tentou interferir em investigações da PF ao cobrar a troca do chefe da Polícia Federal no Rio de Janeiro e ao exonerar o então diretor-geral da corporação, Mauricio Valeixo, indicado pelo próprio Moro.

O relator da investigação é o ministro do STF Alexandre de Moraes, que poderá encaminhar as conclusões da Polícia Federal para parecer da PGR.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA