#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Plano do Governo Federal prevê cancelamento de concursos

O plano pode reduzir, ainda, jornada e salário de servidores em até 25% e proibir a concessão de reajustes, reestruturação de carreiras e promoção de funcionários públicos

Redação Integrada com informações da Agência Estado

Os mecanismos automáticos para desafogar as contas públicas defendidos pelo governo federal pode impactar diretamente o ingresso de novos servidores públicos nas esferas federal, estadual e municipal. O chamado "Estado de Emergência Fiscal" inclui a possibilidade de proibição da realização de concursos públicos.

O conjunto de medidas foi apresentado nesta terça-feira (5) pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Além da limitação de concursos, a PEC do Pacto Federativo pode reduzir jornada e salário de servidores em até 25% e proibir a concessão de reajustes, reestruturação de carreiras e promoção de funcionários aos estados e municípios em situação de emergência fiscal.

O critério para solicitar o acionamento da emergência fiscal é quando a despesa corrente ultrapassar 95% da receita corrente.

Caso o governador não queira decretar Estado de emergência, serão disparadas travas automáticas para evitar que o governante deixe o Estado quebrado para o próximo governo. "O governador que não tem coragem política de enfrentar o problema fiscal não vai poder empurrar essa bola para a frente", disse Paulo Guedes.

No caso da União, o acionamento da emergência fiscal ocorre quando o Congresso Nacional autorizar o descumprimento da chamada regra de ouro das contas públicas - que proíbe o endividamento para gastos correntes, como pagamento de salários e aposentadorias.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA