PF investiga grupo que extraiu 300kg de ouro em terras indígenas

A suspeita é que o grupo tenha lavado mais de R$ 130 milhões

Luciana Carvalho
fonte

Nesta terça-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a Operação Kukuanaland para identificar e desarticular grupo que extraía, comercializava e exportava ouro obtido ilegalmente em reservas indígenas e unidades de conservação federal.

A equipe de investigação está apurando a suspeita de lavagem de dinheiro por parte de uma mesma quadrilha criminosa. Cinco mandados de busca e apreensão estão sendo executadas nas cidades de Goiânia (GO) e Santos (SP). As ordens foram emitidas pela Vara Única da Subseção Judiciária de Gurupi (TO).

De acordo com nota divulgada pela Polícia Federal (PF), indivíduos que realizavam extração ilegal de ouro em terras indígenas e garimpos não autorizados em outros estados utilizavam "notas fiscais ideologicamente falsas" para encobrir as atividades ilegais. Eles contavam com a "posse de com uma Permissão de Lavra Garimpeira (PLG)", localizada em Natividade (TO).

VEJA MAIS

image Justiça mantém prisões de envolvidos em esquema de extração ilegal de ouro no Pará
Os mandados foram expedidos ontem e, dos três alvos, dois foram localizados e presos em Belém e Santarém

image Esquema bilionário de extração ilegal de ouro no Pará é alvo de operação da Justiça Federal
Ao todo, foram expedidos 27 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de atuação em garimpos no Pará. Mais 100 agnetes da PF já agiram em Belém, Santarém e Itaituba, no Pará. Pelo Brasil, a operação esteve em Brasília, Rio de Janeiro, Goiânia, Manaus, São Paulo, Tatuí, Campinas, Sinop e Boa Vista.

image Operação Boi Dourado: PF encontra laboratório de refinamento de ouro extraído ilegalmente no Pará
O espaço ilegal estava dentro de uma fazenda. O proprietário do local foi preso

Esse procedimento foi feito com o objetivo de viabilizar a venda “a instituições financeiras e exportadoras”. “Foi constatado que na PLG indicada não houve a lavra da quantidade de ouro declarada”, complementa a PF.

De acordo com as informações coletadas pelos investigadores, é estimado que o grupo tenha lavado mais de R$ 130 milhões, o que corresponde a aproximadamente 300 quilos de ouro puro.

“Os objetos apreendidos serão analisados visando à identificação de todas as pessoas que praticam a extração e o comércio ilegal de ouro. O trabalho se concentrará na identificação de todos os envolvidos e na recuperação do prejuízo sofrido pelos cofres públicos”, diz a PF.

Se as ações criminosas forem comprovadas, os envolvidos responderão por crimes contra a ordem econômica (usurpação; realização de pesquisa/lavra/extração de recursos minerais sem autorização/permissão/concessão ou licença); lavagem de capital; falsidade ideológica; e organização criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 29 anos de reclusão.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA