Como solicitar ajuda da Defensoria Pública para assistência jurídica gratuita?

Assistência jurídica é o principal foco da instituição, que também realiza outros serviços, como emissão de documentos; Conheça os serviços ofertados e quem pode acessar

Gabi Gutierrez
fonte

A Defensoria Pública do Estado do Pará, presente em 107 cidades do Estado, busca garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial aos necessitados. Conheça os serviços prestados, quem tem direito e como solicitar ajuda:

VEJA MAIS:

image Defensoria Pública anuncia ampliação de serviços em municípios do Pará em 2024
Nos últimos três anos, órgão estendeu sua área de atuação de 44 para 102 municípios paraenses, segundo o Defensor Público Geral do Estado, João Paulo Ledo

image Mosqueiro terá nova sede da Defensoria Pública do Pará para atendimento da população
A instituição tem a missão de garantir o acesso à justiça para a população mais vulnerável

image Defensoria notifica Prefeitura de Ananindeua sobre aumento do IPTU após denúncia de moradores
Segundo algumas denúncias que chegaram à Defensoria Pública do Pará, há casos em que o reajuste de um ano para o outro passou de 300%

Assistência jurídica integral e gratuita

Assistência jurídica é o principal foco da instituição. A Defensoria pode atuar em processos judiciais e extrajudiciais, orientação jurídica, educação em direitos e cidadania. 

Dividida em núcleos, a Defensoria Pública presta assistência jurídica nas mais diversas áreas de atuação: incluindo a área cível residual, família, fazenda pública, consumidor, infância e adolescência, execução penal, moradia, criminal, direitos humanos, direito agrário e fundiário, além do enfrentamento à violência de gênero, racismo, homofobia, xenofobia e capacitismo. 

Emissão de documentos

Para além do atendimento jurídico, a Defensoria Pública do Pará também tem o objetivo de garantir direitos básicos e promover a cidadania. Por isso, oferece atendimento gratuito para emissão de documentos como CPF, carteira de identidade, emissão de certidão e carteira de trabalho digital. 

Para a emissão de CPF, carteira de identidade e trabalho documentos, são necessários certidão de nascimento ou casamento original e comprovante de residência, entre outros requisitos específicos conforme a idade e tipo de documento. O órgão ainda oferece serviço de fotografia 3x4, necessário para alguns dos documentos emitidos. Para ter acesso à lista completa dos documentos que são obrigatórios, clique aqui. 

Para contato, os interessados podem ligar para 3201-2684 ou enviar um e-mail para balcaodedireitos.dppa@gmail.com.

image Dia do Defensor Público: entenda o principal papel desse profissional
No dia 19 de maio comemora-se o Dia Nacional do Defensor Público, bem como da Defensoria Pública

Quem pode ser atendido pela Defensoria?

Para ser atendido pela Defensoria Pública do Pará basta preencher os seguintes requisitos: pessoa natural com insuficiência de recursos que receba até 3 salários mínimos, individualmente, ou possui renda familiar de até 5 salários mínimos, sem os valores recebidos por programas governamentais e benefícios assistenciais.

Pessoas em situação de vulnerabilidade social são o público alvo da instituição, e incluem aquelas em situação de rua, privadas de liberdade, mulheres vítimas de violência de gênero, jovens em risco ou conflito com a lei, população LGBTQIAPN+, e comunidades tradicionais.

Onde posso ser atendido pela Defensoria Pública?

Na Região Metropolitana de Belém os atendimentos são agendados pelo Conexão Defensoria, por meio do número 129. Já nos Núcleos Regionais do interior do estado, os atendimentos são agendados diretamente na sede da DPE-PA no município em que o assistido deseja atendimento. 

Os serviços de emissão de documentos e demais atendimentos são prestados na Travessa Padre Prudêncio, nº 154, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA