Nova lei em Maceió obriga mulheres a verem imagens de feto antes de um aborto legal

Aprovado em fevereiro, o projeto foi promulgado na última terça-feira (19), pela Câmara de Vereadores, e publicado no Diário Oficial do Município

O Liberal
fonte

A Cidade de Maceió, em Alagoas, tem agora uma lei que obriga a mulher a ver imagens de feto antes de realizar um aborto legal na rede pública. Aprovado em fevereiro deste ano, o projeto que prevê a medida foi promulgado pela Câmara de Vereadores de Maceió, na última sexta-feira (19), e a lei publicada Diário Oficial do município, nesta quarta-feira (20). 

Conforme a lei nº. 7.492, "os estabelecimentos da rede municipal de saúde ficam obrigados a orientar e esclarecer às gestantes sobre os riscos e as consequências do abortamento nos casos permitidos pela lei, quando estas optarem pelo procedimento na rede pública".

VEJA MAIS

image De aborto a investigação contra Bolsonaro: saiba quais casos Dino pode herdar se entrar no STF
A sabatina pelo nome do ministro de Justiça e Segurança Pública no Senado será realizada no próximo dia 13 de dezembro

image Nos EUA, direito ao aborto e regulamentação da maconha são aprovados em Ohio
Estado proibia qualquer interrupção na gravidez mesmo em casos de estupro e incesto

Além disso, equipes multiprofissionais devem ser capacitadas para trabalharem "prestando esclarecimentos e conscientizando as gestantes e os seus familiares sobre os riscos do procedimento e suas consequências físicas e psicológicas na saúde da mulher". 

O texto cita a obrigação de apresentar de forma detalhada e didática, "por meio de vídeos e imagens, os métodos cirúrgicos utilizados para executar o procedimento abortivo". As mulheres também precisam ser informadas "sobre a possibilidade da adoção pós-parto e apresentar os programas de adoção que acolhem recém-nascidos". 

image Britney Spears revela que ficou grávida de Justin Timberlake e fez aborto
A cantora realizou o aborto quando tinha 17 anos e namorava Timberlake. A revelação foi feita em sua biografia "The Woman in Me"

image Arcebispo de Aparecida critica aborto e desmatamento na Amazônia durante sermão
Declaração foi dada em missa pelo dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrada no Santuário Nacional

Ainda conforme a Lei, caso a gestante decida por levar adiante a gravidez, mas sem manter o vínculo materno, a unidade de saúde deverá comunicar à Vara da Infância e da Juventude, "com o objetivo de auxiliar e promover a adoção do recém-nascido por famílias interessadas". 

Autor da proposta, o vereador Leonardo Dias (PL) argumenta que a medida é importante para que a gestante "tenha dimensão do ato que vai fazer, seja para a própria saúde mental e física". Em suas redes sociais, ele falou sobre a aprovação de mais um projeto de sua autoria "para tentar salvar a vida de bebês inocentes", escreveu. "Não posso legislar diretamente sobre aborto, mas como vereador, tenho encontrado alternativas em defesa da vida desde a concepção", continuou. 

image Marcha contra a descriminalização do aborto é realizada em Belém nesta quinta-feira
Mobilização ocorre também em outras cidades do Brasil. Iniciativa é uma resposta à inclusão da ADPF 442 na pauta de julgamentos do STF, segundo organizadores

image Em Belém, Caminhada pela Vida pede que aborto seja debatido no Congresso
Deputados federais Alessandra Haber (MDB) e Éder Mauro (PL) encabeçam protestos contra descriminalização do aborto

Uma campanha organizada por ativistas e pessoas a favor do direito das mulheres pediu que o prefeito João Henrique Caldas (PL) vetasse o projeto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA