Moraes desbloqueia redes de quatro políticos que questionaram eleições

Apesar da liberação, decisão do presidente do TSE estipula multa em caso de reincidência

O Liberal
fonte

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, liberou a reativação das contas nas redes sociais, nesta quinta-feira (8), de dois deputados federais da atual legislatura e de dois eleitos para assumirem no ano que vem. As informações são do Metrópoles.

Os políticos bloqueados, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo o TSE, usaram as contas para divulgar acusações sem provas sobre as urnas eletrônicas e sobre as eleições deste ano.

VEJA MAIS

image Prefeito em Mato Grosso é afastado por Alexandre de Moraes
Donos de caminhões acusados de envolvimento em bloqueios também foram multados

image Carla Zambelli tem negada reativação de redes sociais por Alexandre de Moraes
Ministro presidente do TSE estabelece pagamento de R$ 20 mil em caso de reincidência

image Moraes pede penhora da aposentadoria de Roberto Jefferson para quitação de dívidas, diz site
O pedido de Alexandre de Moraes foi feito à Justiça paulista em dois processos nos quais o ex-deputado foi condenado a pagar indenizações por danos morais ao ministro do STF

A decisão libera os perfis dos deputados federais Major Vitor Hugo (PL-GO) e Coronel Tadeu (PL-SP) e dos deputados eleitos Gustavo Gayer (PL-GO) e Nikolas Ferreira (PL-MG).

As contas estavam suspensas desde o início de novembro, após os políticos compartilharem uma transmissão feita por um influenciador digital argentino com acusações sem provas e já refutadas pelo TSE contra o sistema eleitoral brasileiro.

Multa descontada na fonte

Apesar de liberar as contas, na nova decisão, o presidente do TSE manteve proibida a divulgação do vídeo do argentino e fixou multa de R$ 20 mil caso de reincidência na divulgação de informações consideradas falsas ou enganosas sobre o pleito.

“Na hipótese de reiteração de divulgação dos conteúdos indicados ou de publicação de outras mensagens atentatórias à Justiça Eleitoral e ao Estado Democrático de Direito, a qual poderá, inclusive, ser descontada diretamente dos vencimentos que os Deputados Federais e os eleitos recebam ou venham a receber da Câmara dos Deputados, mediante ofício desta CORTE ao Presidente da Casa Legislativa”, diz a decisão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA