CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moraes concede liberdade provisória para ex-comandante da PM do DF suspeito de omissão

Ele está detido desde 10 de janeiro

O Liberal
fonte

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu a liberdade provisória para ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Fábio Augusto Vieira. Para o ministros, o panorama processual que justificou a prisão preventiva do investigado "não mais subsiste no atual momento, sendo possível conceder-lhe a liberdade provisória". As informações são do G1 do Distrito Federal.

Vieira está detino desde o dia 10 de janeiro, sob suspeita de omissão na contenção dos ataques cometidos por bolsonaristas radicais no dia 8 de janeiro.

Moraes aponta que, em seu relatório, o ex-interventor federal da Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli, afirma que apesar de Vieira ser o então comandante da PM, "não teria sido diretamente responsável pela falha das ações de segurança que resultaram nos atos criminosos ora investigados".

VEJA MAIS

image Mais 40 presos têm bens bloqueados pela Justiça por depredação em atos golpistas
Prejuízo causado ao patrimônio público é estimado em R$ 18,5 milhões

image Moraes envia à PGR pedido de análise da ação sobre suspender posse de envolvidos em atos golpistas
O ministro deu prazo de 24 horas para que a PGR apresente manifestação sobre o caso que pode resultar na suspensão, por exemplo, do deputado Nikolas Ferreira

image Interventor Ricardo Capelli aponta falha operacional em relatório final sobre atos em Brasília
Documento traz relatos das forças de segurança sobre invasão e depredação das sedes dos três poderes, ocorridas no dia 8 de janeiro

"Além de apontar que o investigado esteve presente na operação, foi ferido no combate direto aos manifestantes e não teve as suas solicitações de reforços atendidas", diz Moraes. Para o ministro, isso reforça as alegações do ex-comandante, durante depoimento para a Polícia Federal, de que procurou o GDF a fim de desmobilizar o acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

Vieira afirmou que, enquanto era comandante da Polícia Militar, tentou, por duas vezes, desmobilizar o acampamento e que chegou a mobilizar cerca de 500 policiais militares, mas não obteve êxito por pedido do próprio Exército.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA