Ministros Moraes e Mendonça batem boca sobre atuação do Ministério da Justiça no 8 de janeiro

Discussão ocorreu durante o julgamento do primeiro réu acusado de envolvendo nos ataques às sedes dos três poderes em Brasília, Aécio Lúcio Costa Pereira

O Liberal
fonte

O julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu acusado de envolvendo nos ataques ocorridos em Brasília, em 8 de janeiro deste ano, foi marcado por um bate boca entre os Alexandre de Moraes e André Mendonça, envolvendo o papel do Ministério da Justiça no dia das invasões. Quarto ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) a se manifestar sobre a ação contra Aécio, Mendonça lembrou durante o seu voto que foi ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro e avaliou que agentes da Força Nacional poderiam ter sido acionados para evitar os ataques.

Ele disse que, como ministro da Justiça, durante os movimentos de 7 de Setembro, estava de plantão com uma equipe à disposição no Ministério da Justiça, inclusive policiais da Força Nacional, “que chegariam em minutos para impedir o que aconteceu”. Em seguida, Mendonça declarou que não consegue entender,” e também "carece de resposta, como o Palácio do Planalto foi invadido da forma como foi invadido".

VEJA MAIS

image 8 de janeiro: Zanin acompanha voto de Moraes para condenar réu por 5 crimes
Porém, ministro abriu divergência em relação a pena e propôs 15 anos de prisão, enquanto Alexandre de Moraes defende 17 anos

image CPMI ouve general que era chefe do Quartel em Brasília onde manifestantes acamparam após as eleições
Depoimento do general Gustavo Henrique Dutra começou na manhã desta quinta-feira. Segundo ele, Exército usou uma estratégia "indireta" para desmobilizar grupo e ela foi "adequada"

A fala foi interrompida por Alexandre de Moraes, que também foi ministro da Justiça, mas na gestão Michel Temer. Ele argumentou que houve omissão no dia 8 de janeiro por parte da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, que deveria reprimir os manifestantes nas vias públicas.

“As investigações demonstram claramente o porquê que houve essa facilidade. Cinco coronéis comandantes da PM do DF estão presos, exatamente porque, desde o final das eleições, se comunicavam por [WhatsApp] dizendo exatamente que iriam preparar uma forma de, havendo manifestação, a Polícia Militar não reagir", disse.

"Eu também fui ministro da Justiça e sabemos nós dois que o ministro da Justiça não pode utilizar a Força Nacional se não houver autorização do governo do Distrito Federal, porque isso fere o princípio federativo”, acrescentou.

image STF retoma nesta quinta-feira julgamento das primeiras ações penais do 8 de janeiro
Ministro Alexandre de Moraes votou para condenar o réu Aécio Lúcio Costa Pereira a 17 anos de prisão. Nunes Marques divergiu e defendeu pena de 2 anos e 6 meses

image Nunes Marques diverge de Moraes e pede condenação mais branda sobre atos de 8 de janeiro
Ministro pede pena de dois anos e seis meses, contrastando com a indicação de 17 anos sugerida pelo relator

Alexandre de Moraes declarou ainda que considera "absurdo" André Mendonça "querer falar que a culpa do 8 de janeiro é do ministro da Justiça".

"É um absurdo, quando cinco comandantes [da PM] estão presos, quando o ex-ministro da Justiça [Anderson Torres, então secretário de Segurança do DF] fugiu para os Estados Unidos e jogou o celular dele no lixo, e foi preso. E, agora, vossa excelência, vem no plenário do STF, que foi destruído, dizer que houve uma conspiração do governo contra o próprio governo? Tenha dó", disse Moraes.

Após Torres ser citado, Mendonça respondeu "não ser advogado de ninguém" e também pediu para Moraes para "não colocar palavras" em sua boca, referindo-se à fala sobre "conspiração do governo".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA