Advogado de Bolsonaro reconhece ‘tom inadequado’ sobre o sistema eleitoral brasileiro

Tarcísio Vieira ressaltou, no entanto, que reunião com embaixadores ocorreu antes do período eleitoral

Luciana Carvalho
fonte

Nesta quinta-feira (22), o advogado de Jair Bolsonaro, Tarcísio Vieira, reconheceu que o ex-chefe do executivo pode ter utilizado um tom “inadequado”, “ácido” e “excessivamente contundente” no que chamou de “colocações” de Bolsonaro sobre o sistema eleitoral brasileiro, na reunião com embaixadores, em julho de 2022.

As declarações do advogado do ex-presidente foram feitas no no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante julgamento da ação do PDT sobre o encontro no Palácio da Alvorada, que pode levar à inelegibilidade de Jair Bolsonaro por oito anos.

"Está em julgamento a reunião com os embaixadores havida muito antes do início do período eleitoral e das eleições, em julho de 2022. Em que o presidente, sim, talvez em um tom inadequado, ácido, excessivamente contundente fez colocações sobre o sistema eleitoral brasileiro, sobre aprimoramentos necessários do sistema de colheita de votos", afirmou Tarcísio.

VEJA MAIS

image Julgamento Bolsonaro: Ministro relator lê resumo da ação contra ex-presidente; veja o relatório
Ação pede inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, candidatos a presidente e vice-presidente nas Eleições de 2022

image Começa hoje o julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível; entenda o processo
Ação é movida contra o PDT, que afirma ter havido abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pelo ex-presidente em 2022

image Bolsonaro embarca para Porto Alegre em dia de julgamento que pode torná-lo inelegível
De acordo com o PL, ida do ex-presidente para a capital gaúcha faz parte do roteiro de viagens pelo Brasil com o objetivo de fortalecer a legenda para as eleições municipais de 2024

No entanto, Tarcísio ressaltou que a reunião com os embaixadores no Palácio da Alvorada – na qual o então presidente fez ataques infundados sobre as urnas eletrônicas – ocorreu "muito antes" do período eleitoral.

O advogado de Bolsonaro também defendeu a rejeição da ação do PDT, que classificou como "impostora", "falsidade ideológica" e "fadada ao insucesso". Ele declarou ainda que opositores do ex-presidente criaram uma "narrativa" falsa de que a reunião no Palácio da Alvorada passou a ser considerada o "acender de um rastilho de pólvora que redundou na lamentável explosão dos atos do dia 8 de janeiro".

O TSE analisa se o ex-presidente deve ser condenado por suposto abuso de poder político, por uso indevido dos meios de comunicação e também por possível uso indevido dos meios de comunicação, uma vez que o evento foi transmitido pelas redes de Bolsonaro e pelo canal oficial do governo.

  (Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA