CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula viajará com 240 empresários para a China, maior parceiro comercial do Brasil

A delegação também contará com a presença de ministros e parlamentares, mas ainda não foi confirmada a lista.

O Liberal

O Palácio do Itamaraty anunciou, nesta sexta-feira (17), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá viajar oficialmente para a China no final do mês acompanhado por 240 empresários. Dentre esses empresários, 90 são do setor de agronegócios. De acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro não irá arcar com os custos da viagem dos empresários. A delegação também contará com a presença de ministros e parlamentares, mas ainda não foi confirmada a lista.

Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil. Durante a viagem, que será a primeira de Lula para o hemisfério oriental, o governo brasileiro pretende fortalecer os laços com Pequim e diversificar os produtos exportados para o país, não se concentrando apenas em commodities, como soja e minério de ferro. Além disso, também estarão em pauta a colaboração em tecnologia e o combate à fome.

VEJA MAIS

image China volta a enfrentar surto de peste suína
A peste suína africana é doença hemorrágica, altamente contagiosa, que pode matar porcos e javalis nos primeiros dez dias após contraírem a infecção

image Presidentes da China e Rússia marcam reunião para a próxima semana
Xi Jinping irá à Rússia conversar com Vladimir Putin. Serviço de inteligência do Reino Unido afirma que os dois países têm ensaiado uma parceria militar

image Governo prepara MP para tributar jogos e apostas online após viagem de Lula à China
Contribuição não foi regulada e empresas operam hoje em uma espécie de limbo regulatório

O embaixador Eduardo Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, afirmou que um dos temas da visita será o desenvolvimento, incluindo tecnologia, mudança do clima, transição energética e combate à fome. Ele também ressaltou que esse será um momento em que Brasil e China falarão para o mundo, o que estará entre os objetivos da viagem.

A viagem oficial de Lula acontecerá entre os dias 26 e 31 de março. A agenda oficial prevê que, no dia 28, Lula se encontrará com autoridades chinesas, incluindo o presidente Xi Jinping. No dia seguinte, a comitiva brasileira participará de um seminário empresarial.

A guerra entre Rússia e Ucrânia também será tema de conversa entre Lula e Xi, com o presidente brasileiro buscando atrair a China para uma iniciativa de criação de um grupo de países que possa intermediar negociações de paz para encerrar o conflito.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA