Lula diz que sofre 'pressão muito grande' de Janja para maior participação de mulheres nas reuniões

Segundo o presidente, primeira-dama reclama quando são publicadas fotos de reuniões só com homens

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, nesta sexta-feira (22), sobre a "pressão" que a esposa, a primeira dama Rosângela da Silva, a Janja, faz para que as reuniões políticas que ele participa tenham um número maior de mulheres.

“Sofro uma pressão muito grande. Tenho em casa uma mulher que não pode ver uma fotografia minha só com homem que fica p*ta da vida comigo. Fica p*ta com o [fotógrafo Ricardo] Stuckert. Ela fala ‘manda o Stuckert publicar foto com mulher. Só tem homem nesse negócio’", declarou Lula, durante evento natalino com catadores de materiais recicláveis. 

VEJA MAIS

image R70: 'Lamento profundamente não poder indicar mais mulheres do que homens no governo'
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente brasileiro, afirma que 'quando você estabelece uma aliança com um partido político, nem sempre esse partido tem uma mulher para indicar'

image Lula sobre indicação de mulher para o STF: ‘O critério não será mais esse’
Em entrevista a jornalistas, presidente descartou raça ou gênero como critérios para escolha do nome que ficará no lugar de Rosa Weber

Ele afirma que reconhece a necessidade de avanço na participação feminina na política. "Às vezes, é verdade. Ainda há uma dominação das mesas que a gente faz, a maioria é homem. Temos que aprender”, disse o petista, sem citar as demissões de duas ministras em 2023: Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) e Ana Moser, que saíram dos ministérios do Turismo e Esporte, respectivamente. Outra que saiu do governo foi Rita Serrano, exonerada do comando da Caixa Econômica Federal. 

image STF teve 168 ministros homens e apenas 3 mulheres
Os 132 anos de história do Tribunal são marcados pela desigualdade de gênero e sociedade pressiona Lula para indicar uma mulher

image Lula anunciará proposta de lei para garantir igualdade salarial entre homens e mulheres
Presidente apresentará projeto de lei no Dia Internacional da Mulher

Lula também escolheu um homem - o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino - para a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, a mais alta Corte judiciária do país terá apenas uma mulher - Cármem Lúcia, de 69 anos - entre os seus 11 membros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA