CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Justiça determina exclusão da postagem de Jean Wyllys sobre Eduardo Leite

No despacho, consta que o ex-deputado agiu "de forma criminosa" ao proferir "ofensas homofóbicas à pessoa do governador"

Luciana Carvalho
fonte

Nesta quarta-feira (26), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) determinou que o ex-deputado federal Jean Wyllys exclua a publicação na qual ele diz que o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), tem “fetiche” por autoritarismo e “homofobia internalizada”

Na decisão emitida nesta quarta, a juíza Rosália Huyer considerou que a publicação “extrapolou uma crítica ao governo”. No despacho, a 2ª Vara Criminal de Porto Alegre também estabeleceu a quebra de sigilo de dados de Jean Wyllys. A solicitação deve ser atendida nos próximos cinco dias pelo Twitter. As informações solicitadas dizem respeito aos cadastros do ex-deputado na rede social, assim como a localização do celular ou do computador utilizados para fazer a publicação.

No dia 14 de julho, Wyllys publicou um tweet em que criticava Eduardo Leite por insistir na manutenção das escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul, mesmo depois de o governo federal anunciar o encerramento do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, na última sexta-feira (21).

VEJA MAIS

image 'Manifestação deprimente e cheia de preconceitos', diz Eduardo Leite sobre postagens de Jean Wyllys
O governador do Rio Grande do Sul criticou o ex-deputado federal e entrou com representação contra Jean por declarações homofóbicas

image Eduardo Leite denuncia Jean Wyllys ao Ministério Público por declarações homofóbicas
Os dois discutiram em uma rede social após o ex-deputado criticar Leite pela decisão de manter as escolas cívico-militares.

image Ministro da Secom diz que não houve promessa de cargo ao ex-deputado Jean Wyllys
Paulo Pimenta, afirmou que não foi feita nenhuma promessa para que o ex-deputado Jean Wyllys tenha um cargo no governo. Porém, o ministro disse que há a possibilidade do petista integrar a gestão do presidente Lula.

Diante do posicionamento do governador, Wyllys lançou indiretas sobre a sexualidade do político, que é assumidamente homossexual. “Que governadores héteros de direita e extrema-direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay…? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico, então”, escreveu o ex-parlamentar.

Conforme o Ministério Público, Jean Wyllys é investigado por injúria contra funcionário público e por praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. No despacho, consta que o ex-deputado agiu "de forma criminosa" ao proferir "ofensas homofóbicas à pessoa do governador".

O advogado Lucas Mourão, que representa o ex-deputado federal, afirma que "Jean é um democrata e, portanto, seguirá a determinação judicial".

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA