CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Justiça determina extinção da Fundação Yamada

Decisão foi da 4ª Vara Justiça Cível e Empresarial da Capital, acatando ação civil pública do MPPA

O Liberal
fonte

Por decisão da 4ª Vara de Justiça Cível e Empresarial da Capital, a Fundação Amazônia Yoshio Yamada será extinta por irregularidades. A decisão foi proferida no dia 16 de maio, atendendo à ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Sávio Rui Brabo de Araújo, do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em julho de 2018.

No texto da ação, a Promotoria apontava que "...o ente fundacional não estava exercendo nenhuma das finalidades de prestação de serviço público social ligados ao meio ambiente, cultura e desportos. E ainda, bem como a inexistência de prestações de contas nos moldes do Código Civil Brasileiro e Decreto Lei 41/66. À época da ação havia pendências contábeis relativas aos anos de 2014 a 2017", diz nota publicada pelo MPPA.

VEJA MAIS

image Jovem belemense comemora aniversário com o tema da rede de supermercados Yamada
A família costumava almoçar aos sábados na Yamada Matriz e a lembrança desse fato marcou a infância do garoto, que comemorou 12 anos

image Narcisa Tamborindeguy já foi garota propaganda da Yamada nos anos 2000; assista
O comercial protagonizado pela socialite voltou aos holofotes depois de uma compartilhamento no Twitter

A Fundação não se justificou, como informou o MPPA, o que levou o órgão ministerial a entrar com a ação. A empresa chegou a recorrer das decisões da Justiça, porém não teria se regularizado, "persistindo a ausência de prestação de contas e de comunicação ao Ministério Público de suas atividades", segue a nota do Ministério Público.

“Torna-se impossível a manutenção de uma fundação quando acéfala ou inativa por largo período, não entra em efetivo funcionamento, não presta consta de suas atividades ao Ministério Público, enfim, não cumpre os objetivos para os quais foi instituída” proferiu o Juiz de Direito Roberto Andrés Itzcovich na sentença, determinando a extinção ainda neste mês.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA