Juiz da Lava Jato é afastado da função por suspeita de ameaça contra filho de desembargador

Decisão contra Eduardo Appi foi tomada pelo Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4)

O Liberal
fonte

O juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal de Curitiba, titular Lava Jato no Paraná, foi afastado do cargo e deixa o comando da operação por decisão do Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), tomada nesta segunda-feira (22). Ele é investigado por, supostamente, ameaçar João Eduardo Barreto Malucelli, sócio do ex-juiz Sergio Moro e filho do desembargador federal Marcelo Malucelli, que entrou com a representação contra o magistrado. 

De acordo com a representação, João Eduardo Malucelli recebeu uma ligação telefônica de um número bloqueado com "ameaças". A pessoa que fez a chamada se identificou como servidor da área de saúde da Justiça Federal e se apresentou como Fernando Gonçalves Pinheiro. Não existe, porém, nenhum servidor com esse nome na Justiça Federal da 4ª Região, segundo a decisão. 

O suposto servidor teria mencionado valores a devolver e despesas médicas de João Malucelli, "como se detivesse informações de cunho relevante, capazes de causar algum tipo de intimidação, de constrangimento ou de ameaça", segundo o relatório do Conselho do TRF-4. Ele também teria questionado se Malucelli estaria "aprontando".

VEJA MAIS

image Deltan Dallagnol foge de notificação da Câmara sobre cassação
O ex-procurador da Lava-Jato teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fraude à Lei da Ficha Limpa.

image 'Enterraram a Lava Jato. Agora querem fazer a mesma coisa com os protagonistas', afirma ministro
Ministro aposentado do STF, Marco Aurélio Mello comentou a recente cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol

image Governo Lula publica imagem alusiva ao 'PowerPoint da Lava Jato' após cassação de Deltan Dallagnol
Publicação destaca as principais ações do governo federal em 137 dias da atual gestão

image Marcelo Odebrecht conclui sua pena na Lava Jato após dois anos de trabalho administrativo
Como parte do acordo da delação premiada, ele cumpriu a pena em um hospital

Para o Conselho do TRF-4, há indícios de que o Appio tenha feito o telefonema. O relatório do órgão aponta "muita semelhança entre a voz do interlocutor da ligação telefônica suspeita e a do juiz federal Eduardo Fernando Appio, tendo então a Presidência do TRF4 e a Corregedoria Regional noticiado esses fatos à Polícia Federal e solicitado realização de perícia para comparação do interlocutor da ligação suspeita com aquele magistrado federal".

Com mais de 20 anos de trabalho na Justiça Federal, Appio está à frente da 13ª Vara Federal de Curitiba, berço da Operação Lava Jato, desde o início de fevereiro e é crítico da atuação do ex-juiz Sergio Moro no âmbito da Lava Jato. O juiz terá 15 dias para apresentar defesa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA