CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

III Marcha a Belém mobiliza 100 prefeitos, senadores e deputados 

Helder participou do evento e destacou a importância da gestão municipal

O Liberal
fonte

Cerca de 100 prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais participaram da III Marcha a Belém em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira (14), em Belém. O evento no Hotel Princesa Louçã, na avenida Presidente Vargas, foi promovido pela Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep), e contou com a presença do governador Helder Barbalho, que reiterou o compromisso da gestão estadual com os gestores públicos dos 144 municípios paraenses.

Servidores municipais também participaram do evento na capital paraense. De acordo com os organizadores, a III Marcha a Belém busca maior visibilidade para as discussões das demandas municipais. Helder Barbalho presidiu a Famep, de 2005 a 2012. À época, ele era o prefeito de Ananindeua, na Grande Belém. 

Durante o encontro, o governador recordou que enquanto estava à frente da Famep iniciou um processo de consolidação do municipalismo no Estado. “Vocês vivem os desafios e o dia a dia de cada cidade. Quando a relação é de proximidade com o Executivo estadual, cada um nos alerta para a assertividade das políticas públicas. Por isso, eu os valorizo profundamente”, declarou.

VEJA MAIS

image Helder anuncia contratação de professores temporários durante entrega de escola
Anúncio foi feito nesta sexta-feira (10), durante a entrega das obras de reforma da Escola Estadual Rui Barata

image PMs que atuaram no sequestro de 17 horas são condecorados; veja quem são
Em cerimônia nesta sexta-feira (10), o governador Helder Barbalho e o titular da Segup, Ualame Machado, reconheceram o trabalho que resultou no fim da ocorrência com reféns e sequestrador em segurança

image Dia da Mulher: Pará ganha Secretaria da Mulher, Delegacia de Feminicídio e "Alerta Pará Mulher"
Governador Helder Barbalho preside cerimônia no Palácio do Governo, nesta quarta (8), na qual serão criadas duas delegacias específicas de proteção às mulheres

WhatsApp e prefeitos

"Tenho duas ferramentas de gestão que são minhas maiores aliadas. Uma é o WhatsApp, e a segunda é formada pelos prefeitos, meus informantes nos 144 municípios. Por vocês, eu sei de forma simultânea e instantânea o que está acontecendo em cada cidade", enfatizou Helder Barbalho.

Ele falou da recém-criada Secretaria das Cidades e Integração Regional, cujo titular é o também ex-presidente da Famep e ex-prefeito de Piçarra, Wagner Machado. Helder disse que a nova secretaria tem a missão de atuar na captação das informações, a fim de agilizar, monitorar e acompanhar as demandas.

“Tenho a convicção de que inauguramos um modelo de gestão virtuoso, com aproximação, parceria, planejamento e priorização das nossas ações", complementou o governador.

Prêmio Destaque Municipal

Durante a Marcha, nesta terça-feira, foi lançado o Prêmio “Famep Destaque Municipal Governança e Gestão 2023”, uma parceria entre a Federação, o Ministério da Economia e o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).

Prefeito de Santarém, o atual presidente da Famep, Nélio Aguiar, afirmou que o encontro é importante para as cidades, por contribuir para decisões futuras.

"É um espaço para a discussão de temas que permitam a conquista de autonomia pelo ente municipal, além de mostrar ao cidadão os caminhos que os gestores municipais defendem como solução para enfrentar e vencer os obstáculos da gestão", assinalou Aguiar.

Ele acrescentou ainda que "é importante a participação de cada um dos prefeitos que estiveram na Marcha a Belém, e também na Marcha a Brasília, que será realizada entre 27 e 30 de março, e é mais um espaço para o debate da nossa pauta municipalista".

Barcarena na vice-presidência da FNP

Durante a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, de 13 e 14 em Brasília (DF), houve a eleição e posse da diretoria da entidade para o mandato de 2023/2025. A Prefeitura de Barcarena assumiu a vice-presidência temática de Resiliência e Gestão de Riscos, em cerimônia realizada nesta terça-feira (14), com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, e do presidente Lula.

Barcarena reforça seu protagonismo e engajamento com a democratização e implementação da Agenda 2030, da Nova Agenda Urbana, do Acordo de Paris, do Marco de Sendai entre outros protocolos internacionais”, divulgou a prefeitura de Barcarena sobre a atuação do município na FNP.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA