CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governo promove aperfeiçoamento das ações para o Marajó

Governo federal espera promover integração dos ministérios parceiros do programa nacional com os prefeitos e suas respectivas equipes de trabalho

THIAGO VILARINS - SUCURSAL DE BRASÍLIA (DF)

De hoje (30) até sexta-feira (2), uma comitiva de vários órgãos do Governo Federal estará no arquipélago do Marajó, no município de Soure. Os objetivos são promover oficinas de trabalho com os gestores municipais, ouvir os responsáveis locais pelo programa "Abrace o Marajó" e apresentar e debater o Plano de Ação 2020/2023, antes da abertura da janela de reprogramação do documento, prevista para 1º de julho.

O evento já tem confirmada a presença nesta quinta-feira (1) das titulares do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina. Na ocasião, serão entregues mais de 20 mil Contratos de Concessão de Uso (CCU), título provisório da terra. O ato faz parte do programa Abrace o Marajó, que terá seu Plano de Ação 2020/2023 apresentado e validado pelos agentes locais. Além da entrega de título, o governo deverá conceder recursos financeiros por meio do Apoio Inicial, que é uma das modalidades de crédito disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para auxiliar os pequenos agricultores na produção de alimentos e na geração de renda.

Também existe a expectativa dos prefeitos e da população local em torno da ida do presidente Jair Bolsonaro à região ou da primeira-dama, Michele Bolsonaro, porém, não há confirmação oficial do Planalto. A pasta comandada por Damares, que lidera a comitiva informou apenas que a equipe é formada por representantes de mais outras 17 entidades, como os ministérios da Saúde, da Educação, da Cidadania, da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento Regional, da Ciência, Tecnologia e Inovações, de Minas e Energia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a BioTec-Amazônia.

As autoridades se dividirão para apresentar cinco painéis, que tratarão de temas como infraestrutura, desenvolvimento institucional, ordenamento territorial e regularização fundiária, desenvolvimento produtivo e desenvolvimento social no Marajó. O senador Zequinha Marinho (PSC-PA) confirmou ao O Liberal que também participará da comitiva, com presença na agenda de sexta-feira (2). 

"O Abrace o Marajó representa um olhar mais atento do governo federal para os municípios do arquipélago. Durante décadas, essa região foi ignorada pelos governantes e, como consequência desse abandono, a região detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País", comentou o senador Zequinha Marinho, que reforça seu compromisso para transformar a realidade da população local. "Temos que nos unir, buscar parcerias e trazer novas forças para desenvolver o Marajó. Potencial natural há. Precisamos de ações como o Abrace o Marajó", completou.

Serviço

Abertura da oficina de trabalho - Encontro com gestores municipais

Data: 30 de junho a 2 de julho

Horários: Dia 30/06, a partir das 9h, Dia 01/07, a partir das 8h e Dia 02/07 a partir das 10h

Local: Salão de eventos do Hotel Marajó - Soure (PA)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA