CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governo demite presidente da Petrobras após 40 dias no cargo

José Mauro Ferreira Coelho foi a terceira pessoa a presidir a estatal durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro

O Liberal
fonte

Após 40 dias à frente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho foi demitido do cargo. O anúncio foi feito pelo Ministério de Minas e Energia, na noite desta segunda-feira (23). Para o lugar dele, o governo indicou Caio Mário Paes de Andrade, auxiliar do ministro da Economia Paulo Guedes, e que ocupava o cargo de secretário de Desburocratização na pasta. O nome de Caio precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras, no qual o governo tem maioria por ser o acionista majoritário da empresa. As informações são do G1 Nacional.

VEJA MAIS

image 'A gente lamenta o preço do diesel altíssimo', afirma Bolsonaro em crítica à Petrobras
Ele reclamou que a estatal busca o lucro máximo

image José Mauro Ferreira Coelho é eleito presidente da Petrobras e toma posse na tarde desta quinta
Ele foi indicado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro

Esta é a terceira troca na presidência da estatal durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro. Antes de José Mauro, estiveram à frente da Petrobras Roberto Castello Branco e Joaquim Silva e Luna, ambos demitidos em meio à progressiva elevação do preço dos combustíveis.

Bolsonaro tem cobrado de todos os presidentes da estatal que os preços sejam contigo e chegou a chamar de "estupro" o lucro da Petrobras. Mas a empresa está submetida ao critério de paridade internacional, política adotada pelo governo Michel Temer em 2016 que faz o preço dos combustíveis variar de acordo com a cotação do barril de petróleo no mercado internacional e das oscilações do dólar.

O nome de Caio Paes de Andrade foi cotado em abril para presidir a estatal, depois de o economista Adriano Pires ter recusado convite para ocupar o cargo. O Ministério de Minas e Energia informou que ele é formado em comunicação social pela Universidade Paulista, pós-graduado em administração e gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University.

"Portanto, o indicado reúne todos as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da Empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras", diz o texto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA