CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Fux vota por suspender ação penal contra Ramagem no STF

Ministro defendeu a suspensão dos crimes específicos imputados a Ramagem

O Liberal
fonte

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) a favor da suspensão da ação penal contra o deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (PL-RJ), no julgamento da trama golpista.

Ramagem responde pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Os outros réus também são acusados de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, delitos que já haviam sido suspensos pela Câmara dos Deputados e homologados pelo STF, por terem ocorrido em 8 de janeiro de 2023, após a diplomação do parlamentar.

VEJA MAIS

image Fux discorda de Moraes após 7 minutos de voto
Ministros do STF sinalizam discordância durante a ação penal

image 'Não compete ao STF realizar juízo politico', diz Luiz Fux
Ministro afirmou que a Corte deve atuar com objetividade e rigor técnico, sem confundir função judicial com papel político

image Julgamento de Bolsonaro: Fux vota para anular todo o processo
Ministro apontou falta de competência do STF para julgar os réus

Fux muda posição sobre crimes atribuídos a Ramagem

Na ocasião em que o tema foi analisado pela Corte, Fux votou para suspender apenas parte das acusações contra o deputado. No julgamento desta quarta-feira, porém, alterou sua posição e defendeu que a suspensão alcance também o crime de organização criminosa.

Segundo o ministro, esse tipo de delito não se consuma em um único ato, mas permanece enquanto a estrutura criminosa se mantém ativa. “No caso específico da organização criminosa, o ato de constituir a organização não se executa em um único momento (...). Diferentemente de um crime instantâneo, como o furto, o crime de organização criminosa continua a ser praticado a cada dia que a estrutura persiste”, argumentou o ministro.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA