Funasa é recriada em votação simbólica na Câmara

Uma MP editada no começo do governo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) extinguia a Funasa, o que gerou insatisfação em partidos do Centrão que indicavam aliados para cargos no órgão

O Liberal
fonte

A recriação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi aprovada pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quinta-feira (1ª), por meio de destaque ao texto-base da Medida Provisória (MP) que reestrutura a Esplanada dos Ministérios. O acordo já estava fechado entre os líderes partidários, com apoio do governo, então, a votação foi simbólica. 

Uma MP editada no começo do governo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) extinguia a Funasa, o que gerou insatisfação em partidos do Centrão que indicavam aliados para cargos no órgão. Essa medida vai caducar. O relator da MP dos Ministérios, contudo, havia incluído em seu parecer a extinção da Fundação. O destaque aprovado pelos deputados suprime esse trecho do texto.

VEJA MAIS

image Ex-diretor do Detran da Bahia é nomeado presidente da Funasa, extinta e recriada
Uma publicação do dia 6 de março apontou a extinção do orçamento do órgão

image Após ser alvo da PF, presidente da Funasa é exonerado do cargo
Operação Gaveteiro da PF apura irregularidades em contrato firmado pelo extinto Ministério do Trabalho

image Bolsonaro coloca militar indicado pelo Centrão no comando da Funasa
O nome foi uma indicação do deputado Diego Andrade (PSD-MG)

MDB

As atribuições da Funasa haviam sido redistribuídas para ministérios como o das Cidades, comandado pelo emedebista Jader Filho. Por isso, a extinção do órgão passou a interessar ao MDB, mas outras legendas reagiram e costuraram um acordo para recriar o órgão.

O deputado Danilo Forte (União Brasil/CE), ex-presidente da Funasa, comemorou a recriação da instituição.

"A recriação da Fundação Nacional da Saúde é, primeiramente, uma vitória para os brasileiros, sobretudo aqueles que residem nos pequenos e médios municípios, onde, pelo desenho original do governo, inevitavelmente ficariam sem acesso às mais essenciais políticas sanitárias", disse.

Articulação política

Após uma ameaça de "rebelião" de deputados do Centrão contra o governo, a Câmara aprovou na noite desta quarta-feira, 31, a MP dos Ministérios. Foram 337 votos favoráveis, 125 contrários e uma abstenção. Para não caducar, o texto precisa passar pelo Senado nas próximas horas. 

O Palácio do Planalto correu o risco de derrota no plenário ao ver a MP caducar. Nesse caso, voltaria a valer a estrutura ministerial do governo Bolsonaro. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), chegou a dizer que um eventual resultado negativo seria culpa do Executivo diante da insatisfação generalizada de parlamentares com a articulação política.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA