CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em meio à crise do lixo em Belém, Câmara Municipal aprova viagem de Edmilson Rodrigues para Dubai

Pauta votada nesta quarta-feira (22) teve dois votos contrários. Prefeito ficará fora do país no período de 28 de novembro a 7 de dezembro

O Liberal
fonte

A Câmara Municipal de Belém (CMB) aprovou, nesta quarta-feira (22), o projeto que autoriza o prefeito Edmilson Rodrigues a se ausentar da cidade e do país no período de 28 de novembro a 7 de dezembro deste ano para viajar a Dubai, onde deve participar da COP 28. O pedido de autorização teve dois votos contrários. Em nota à redação do Grupo Liberal, a prefeitura afirma que passagens e hospedagens não serão custeadas pelo erário público e ressalta a importância de participar do evento, já que Belém sediará a COP 30.

Matheus Cavalcante, vereador do Cidadania, manifestou-se contrário ao projeto e argumentou que a viagem do prefeito acontece em um momento delicado para a cidade. “O prefeito de Belém vai para Dubai, abandonar a cidade para discutir sustentabilidade”, declarou Cavalcante.

“Nesse momento, em que a cidade está com tantos problemas sociais, o Edmilson quer passear em Dubai, por mais de uma semana, com tudo pago com o dinheiro do contribuinte e ainda vai receber diária para fazer essa viagem. Ele e a comitiva dele”, completou.

Por outro lado, o vereador Mauro Freitas (PSDB) defendeu a participação do chefe do Executivo Municipal na COP 28 com a justificativa de que o evento em Dubai é importante para instruir Edmilson sobre a conferência que será sediada em Belém, em 2025.

“Como é que o prefeito de uma capital em que vai ser realizada a COP 30, não vai a uma cidade importante para olhar e aprender como funciona esse encontro mundial, que é tão importante para a nossa cidade e para o nosso Estado?”, questionou Freitas.

Prefeitura de Belém reconheceu o problema do lixo na capital

A menos de 10 dias para o término do prazo de funcionamento do Aterro Sanitário em Marituba, que recebe os resíduos sólidos da Região Metropolitana de Belém, nem a prefeitura ou órgãos envolvidos nesse processo manifestaram alguma decisão concreta relacionada a um local para onde serão destinados os resíduos.

Por meio de um comunicado, divulgado no dia 17 deste mês, a Prefeitura de Belém reconheceu o problema do lixo na capital. Além da ausência de um local para destinação do lixo, a gestão municipal confirmou a redução de 50% da equipe que trabalha na coleta de entulho em Belém, sob justificativa de que a medida foi emergencial para evitar maiores danos diante da atual conjuntura financeira do Brasil.

Prefeitura defende viagem a Dubai

Em nota à redação do Grupo Liberal, a Prefeitura de Belém afirma que o prefeito “vai a convite da C-40 Cities (Rede global de prefeitos para enfrentar a crise climática) e do Iclei- Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global de mais de 2.500 governos locais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável, com atuação em mais de 125 países. O Iclei vai custear as despesas de passagens e hospedagens do prefeito de Belém”.

Ainda segundo a nota, a participação da Prefeitura de Belém na COP-28 “garante um destaque internacional para a cidade que será sede da COP-30, em novembro de 2025, o que já sinaliza a conquista de recursos para obras de infraestrutura e a atração de investimentos para a geração de renda, emprego e oportunidades para a população da capital paraense”.

A prefeitura observa ainda que Edmilson Rodrigues integrará a programação do evento climático, em Dubai, em vários debates e agendas, incluindo o painel “Belém rumo à COP-30: inclusão e participação popular”, “uma proposta de painel da Prefeitura de Belém aceita pelo Ministério do Meio Ambiente para formar o Pavilhão Brasileiro na COP-28”.

Sobre a comitiva credenciada do prefeito, diz a nota, estão “o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Belém, Luiz Arnaldo Campos, que terá a viagem custeada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Beatriz de Oliveira, assessora de Relações Internacionais; Christiane Ferreira da Silva, secretária de Meio Ambiente do município de Belém; e Júlia Gietl Gorayeb, chefe do Cerimonial da prefeitura de Belém”. A nota explica ainda que todos os custos contabilizados na viagem serão disponibilizados no Portal da Transparência.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA