Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Eleições 2022: Veja quem são os oito candidatos ao Governo do Pará

Nomes foram escolhidos durante as convenções dos partidos

O Liberal

No dia 2 de outubro, 6 milhões de eleitores paraenses devem ir às urnas escolher o presidente da República, governador do Estado, senador da República, deputado federal e deputado estadual.

Veja mais: 

Confira os nomes dos nove candidatos ao Senado pelo Pará nas eleições 2022
Na lista, aparecem ex-senadores, deputado federal e ex-prefeito

No Pará, oito nomes disputam o posto mais alto do Poder Executivo. Eles foram escolhidos durante as convenções dos seus partidos políticos. O prazo para apresentar o pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral termina no próximo dia 15 de agosto.

VEJA MAIS

Eleições 2022: convenção do MDB lança candidatura de Helder Barbalho à reeleição
A ex-secretária de Planejamento e Administração do Estado, Hana Ghassan, foi também oficializada candidata a vice-governadora da sigla

Eleições 2022: Psol e Rede lançam o geógrafo Adolfo Neto para o governo do Pará
As duas legendas, juntas, têm 15 candidatos à Câmara; e 32 à Alepa

Eleições 2022: Podemos faz convenção e oficializa apoio à reeleição de Helder Barbalho
Sigla lança candidatos ao parlamento estadual e federal

Governo federal quer ter acesso ‘urgente’ ao códigos-fonte da urna eletrônica
Ministro da Defesa envia ofício ao TSE e estipula data: 12 de agosto

Eleições 2022: saiba quem são os deputados da Alepa que vão tentar uma vaga na Câmara Federal
Seis deles vão se candidatar ao cargo de deputado federal

Veja quem são os suplentes dos vereadores de Belém que vão disputar as eleições deste ano
Oito vereadores da Câmara Municipal tentam uma vaga na Alepa e na Câmara Federal. Por isso, o pleito de outubro pode provocar importantes mudanças no legislativo municipal

Veja os nomes confirmados na disputa:

Helder Barbalho - O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), de 43 anos, teve o nome oficializado à reeleição pelo MDB, em uma convenção massiva realizada no Ginásio Mangueirinho, na última sexta-feira (5), em Belém. O governador tem apoio de um expressivo conjunto de partidos, a exemplo do PSDB, PDT, PT, Republicanos, Cidadania, entre outros. Helder foi ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos no governo Dilma Rousseff e ministro da Integração Nacional no governo Michel Temer. Formado em administração e pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Pública, ele iniciou a vida política, aos 21 anos de idade, em 2002, como vereador de Ananindeua (PA), foi prefeito da cidade por dois mandatos e deputado estadual.

Zequinha Marinho (PL/PSC/Patriota) - Aos 63 anos, José da Cruz Marinho, mais conhecido como Zequinha Marinho, é o candidato do PL ao governo do Estado, em coligação com o PSC e Patriota. Atualmente, ele é senador pelo Pará, com a experiência de ter sido vice-governador de Simão Jatene, de 2015 a 2019. Marinho é formado em pedagogia, tem pós-graduação em Administração Pública, e preside o PL no estado. A candidata dele à vice é a odontóloga Rosiany Eguchi (PSC), esposa do delegado federal Everaldo Eguchi. Eles vão concorrer pelo PL.

Cleber Rabelo (PSTU) - O PSTU oficializou, em Belém, a candidatura de Cleber Rabelo, 49 anos, a governador do Estado. Ele é maranhense do município de Bacuri, ele é operário do setor da construção civil, já concorreu três vezes ao cargo de prefeito de Belém e ao Governo. Casado e pai de dois filhos, Rabelo foi eleito vereador por Belém, em 2012.

Adolfo Neto (Psol e Rede) - Aos 36 anos, Adolfo Oliveira Neto, é geógrafo de formação pela UFPA, com doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-doc na Cardiff University, no Reino Unido. Ele é o candidato para o governo do Estado, da federação partidária formada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e a Rede Sustentabilidade (Rede). Adolfo é o dirigente estadual do Psol.

Major Marcony (Solidariedade) - O Solidariedade aposta em Leonardo Marcony Pereira Macedo, natural de Belém, casado e com duas filhas. Ele é militar da reserva do Exército, e empresário do segmento da segurança pública. O vice dele é o auditor fiscal e ex-titular da Sefa, Nilo Noronha.

Sofia Couto (PMB) - O Partido da Mulher Brasileira (PMB) tem como candidata à governadora do Estado, Sofia Couto, de 54 anos. Ela é bacharel em Direito, casada, mãe de três filhos. Participou do governo municipal de Zenaldo Coutinho, em Belém, na Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), e na Casa do Idoso.

Shirley Alves (PROS) - A candidata do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), é a presidente da legenda no Pará, Shirley Alves, de 49 anos. Natural de Belém, ela é pedagoga de formação, e pela primeira vez concorre a um cargo eletivo. A candidata trabalha, como concursada, na rede pública municipal de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém.

Doutor Felipe Augusto (PRTB) - Médico cardiologista e produtor rural, foi confirmado como candidato pelo PRTB durante convenção realizada na última sexta-feira (5).

Política
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA