CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governo federal quer ter acesso ‘urgente’ ao códigos-fonte da urna eletrônica

Ministro da Defesa envia ofício ao TSE e estipula data: 12 de agosto

O Liberal
fonte

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, recebeu um ofício do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, no qual solicita acesso ao governo federal aos códigos-fonte das urnas eletrônicas. A pasta classificou a solicitação como "urgentíssima" e ainda estipulou uma data-limite: 12 de agosto. "A fim de possibilitar a realização de procedimentos de fiscalização", justifica o ministro da Defesa. As informações são da Agência Estado.

VEJA MAIS

image "Não preocupa”, diz o ministro da defesa sobre risco de golpe nas eleições deste ano
O TSE vem sendo questionado de forma recorrente pelo alto comando das Forças Armadas sobre a segurança do processo eleitoral. Com isso, Nogueira enviou ofício ao presidente da Corte, Edson Fachin, para avisar que nomearia oficiais militares para fiscalizar o pleito deste ano. Por outro lado, Fachin afirma que eleição brasileira tem risco de golpe

image 'A urna eletrônica nasceu para propiciar eleições seguras', afirma o presidente do TSE, Edson Fachin
O ministro fez a declaração durante a abertura da sessão do plenário da Corte

image 'Os Poderes devem dizer que vão respeitar o resultado das urnas', defende Edson Fachin

"Haja vista o exíguo tempo disponível até o dia da votação, solicito que o acesso aos códigos-fonte seja disponibilizado, para a execução do trabalho da Equipe das Forças Armadas de Fiscalização do Sistema Eletrônico de Votação, na janela de trabalho inicial de 2 a 12 de agosto de 2022", diz o ofício.

Paulo Sérgio é a ponte entre o presidente Jair Bolsonaro e as Forças Armadas nos ataques sem provas ao sistema eleitoral brasileiro, considerado um pilar do Estado Democrático de Direito. Os militares exigem uma apuração paralela de votos, o que foi negado pelo TSE.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA