Confira os nomes dos nove candidatos ao Senado pelo Pará nas eleições 2022

Na lista, aparecem ex-senadores, deputado federal e ex-prefeito

O Liberal
fonte

Durante o período de convenções, que terminou no último dia 5 de agosto, nove nomes foram anunciados pelos partidos políticos para concorrer ao Senado pelo Pará, nas eleições 2022. Há apenas uma vaga este ano, que será aberta após o fim do mandato de Paulo Rocha (PT/PA).

Na lista de postulantes ao cargo, estão ex-senadores, ex-prefeito e um atual deputado federal. As siglas têm até o dia 15 de agosto para apresentar o pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral. 

VEJA MAIS

image Mais de 23 milhões de eleitores com o direito ao voto facultativo pretendem votar este ano
Cientistas afirmam que os brasileiros estão mais conscientes e com maior interesse pela política

image Eleições 2022: Veja quem são os oito candidatos ao Governo do Pará
Nomes foram escolhidos durante as convenções dos partidos

image País tem 10 candidatos à presidência. No Pará, oito concorrem ao governo e oito ao Senado
As chapas, 'puro-sangue' ou em coligações, têm candidatos de dentro e de fora da política

image Eleições 2022: saiba quem são os deputados da Alepa que vão tentar uma vaga na Câmara Federal
Seis deles vão se candidatar ao cargo de deputado federal

image Veja quem são os suplentes dos vereadores de Belém que vão disputar as eleições deste ano
Oito vereadores da Câmara Municipal tentam uma vaga na Alepa e na Câmara Federal. Por isso, o pleito de outubro pode provocar importantes mudanças no legislativo municipal

Quem quer ir para o Senado

Flexa Ribeiro (PP) - O Partido Progressista (PP) confirmou o nome de Flexa Ribeiro, de 77 anos, como candidato ao Senado nas eleições de 2022. Ele foi senador durante 14 anos, período em que representou o Pará no Congresso Nacional. No Senado, Flexa foi eleito o melhor senador do país, em levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em 2018.

Manoel Pioneiro (PSDB) - A federação PSDB-Cidadania oficializou para o Senado o ex-prefeito de Ananindeua, Manuel Carlos Antunes, de 64 anos, mais conhecido como "Pioneiro". Ele é ex-prefeito de Ananindeua, cargo que exerceu por quatro mandatos, está na política desde 1988, tendo sido também, enquanto deputado estadual, presidente da Alepa.

Mário Couto (PL) - O Partido Liberal (PL) defende para o Senado Federal o nome de Mário Couto, de 76 anos. Ele já foi senador (2007 a 2015) e voltou a disputar uma vaga. Em 2020, Couto concorreu também à prefeitura de Belém.

Beto Faro (PT) - Aos 53 anos e natural do município de Bujaru, no nordeste estadual, Beto Faro é o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para o Senado. A candidatura tem o apoio do PSOL e Rede. Faro está no 5º mandato federal pelo estado.

Delegado Jardel (Podemos) - O Podemos defende para o Senado o ex-vereador, por Santarém, no oeste do Pará, conhecido como Delegado Jardel, de 49 anos. Ele é o presidente da legenda no município santareno.

Elielton Lira (Avante) - Natural de Santarém, Elielton Rêgo Lira, de 49 anos, é o candidato do Avante. Casado e pai de quatro filhos, ele já foi comerciante. É formado em gestão ambiental e, em 2020, exerceu o primeiro mandato como vereador em Santarém.

João Santiago (PSTU) - Aos 58 anos, Santiago é pós-doutor em sociologia e atualmente é coordenador licenciado do Sindicato dos Servidores Federais no Estado do Pará. Ele atua como professor da faculdade de ciências socias da Universidade Federal do Pará e também foi dirigente da Central Única dos Trabalhadores no estado. 

image João foi candidato a deputado estadual em 2014 (Sidney Oliveira/O Liberal)

Paulo Castelo Branco (PROS) - O candidato ao Senado escolhido pelo Pros foi Paulo Castelo Branco, ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Belém.

Márcio Sabbá (Partido da Mulher Brasileira (PMB) - O Partido da Mulher Brasileira lança o policial rodoviário federal, Márcio Sabbá, mais conhecido como PRF Sabbá. Ele atua há 19 anos na área da segurança, e quer estrear na política.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA