Eleições 2022 têm grande esquema de segurança; confira

No total, serão quase 9 mil agentes no Pará, que contará também com apoio da Força Nacional

Elisa Vaz
fonte

As eleições gerais deste ano, que começam neste domingo (2), terão apoio de diversos órgãos públicos para garantir a segurança da população e das urnas eleitorais. Pelo governo do Pará, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), será realizada a "Operação Eleições 2022", que conta com 8.845 agentes de segurança, sendo 2.057 apenas em Belém.

A ação será realizada em todos os 144 municípios do Pará, em um ciclo operacional que inclui as Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Departamentos de Trânsito Municipais e Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, além de Guarda Municipais, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e policiais federais - uma das maiores operações no calendário da segurança pública do Estado.

Entre as atividades previstas até este domingo está o reforço no policiamento em torno dos depósitos das urnas eletrônicas eleitorais e na escolta delas para os locais de votação, assim como o controle do fluxo de trânsito nas vias. Além disso, às 7h do dia da eleição, serão ativados os Centros Integrados de Comando e Controle Estadual (CICCE), em Belém, e os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCRs), em 13 Regiões Integradas de Segurança Pública. Eles vão concentrar os representantes do Sistema de Segurança Pública Estadual e Municipal, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

Haverá o monitoramento das ações planejadas e o acompanhamento da movimentação nos municípios em tempo real. Segundo a Segup, o trabalho integrado busca assegurar maior agilidade em eventuais situações que necessitem de celeridade na tomada de decisões e de ações urgentes. Durante o pleito eleitoral, os órgãos também alimentam o sistema estadual com dados sobre as possíveis ocorrências registradas, que serão enviados para o sistema nacional, por meio do Córtex. Os municípios paraenses que vão receber os CICCRs são Castanhal, Abaetetuba, Santarém, Soure, Capanema, Paragominas, Breves, Tucuruí, Marabá, Altamira, Redenção, Tucumã e Itaituba.

Efetivo

Na avaliação do titular da Segup, secretário Ualame Machado, houve a necessidade de mobilização do maior efetivo. "Estamos diante de uma das maiores ações de segurança, portanto, todo o planejamento operacional vem sendo realizado com alguns meses de antecedência, para que todas as medidas necessárias sejam adotadas e executadas conforme o planejado", diz. "O grande diferencial deste ano será o emprego de novos agentes das Polícias Civil e Militar, que se formaram no último concurso e já participam das ações, além da implantação dos centros de comando e controle nas cidades polos, o que facilita a comunicação e monitoramento com mais celeridade. Ressaltamos que nosso objetivo é manter a ordem pública e garantir a segurança de todos os eleitores e servidores da Justiça Eleitoral durante todo o pleito", completa o secretário.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior Melo, afirma que as tropas da PM estarão em todos os 144 municípios, com reforço extra de 90 homens, na cobertura de vias e das zonas eleitorais. "Essa é mais uma grande operação integrada, empregando, desta vez, os novos efetivos da corporação, que, junto aos outros militares, vão garantir a segurança pública em todo o Estado. Reiteramos que nenhum órgão ficará descoberto. A Região Metropolitana de Belém também terá reforço, inclusive em torno dos locais de apuração, para que tenhamos um pleito seguro e tranquilo", frisa o coronel.

Lei Seca

Outra medida adotada nestas eleições para proteger os cidadãos e as instituições é a Lei Seca. A Polícia Civil do Pará expediu, na última segunda-feira (26), a portaria que proíbe a venda e o fornecimento gratuito de bebidas alcoólicas por bares, restaurantes, lanchonetes, trailer, quiosques, boates e outros estabelecimentos comerciais e similares, bem como por vendedores ambulantes, assim como a realização de festas dançantes, entre 00h e 18h deste domingo.

"A portaria tem como propósito evitar acontecimentos que possam acarretar transtornos à ordem pública durante o pleito eleitoral em todos os municípios do Estado. Reforço também que a fiscalização das determinações fica atribuída às instituições policiais que compõem o Sistema de Segurança Pública, sujeitando-se os responsáveis pelas infrações às sanções civis, administrativas e penais constantes da legislação", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende.

Ações

Além da operação do governo do Estado, o Pará ainda recebe reforço da Força Nacional, solicitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao presidente da República e autorizado em 11 de agosto de 2022, por meio do Decreto nº 11.172. As ações estão em curso até o dia do encerramento do pleito, e os militares atuarão na Garantia da Votação e da Apuração (GVA) em 453 municípios de 11 Estados, incluindo 78 cidades paraenses. Também haverá o emprego da Força Nacional no Acre (19), Maranhão (100), Piauí (84), Rio de Janeiro (92), Amazonas (29), Mato Grosso (26), Mato Grosso do Sul (9), Tocantins (4), Ceará (10) e Alagoas (2). A reportagem questionou o Ministério da Defesa sobre a quantidade de militares no Pará e quais municípios serão alcançados pelas ações, mas não obteve resposta.

Segundo a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), desembargadora Luzia Nadja, foi instituído um Colégio de Segurança, integrado pelas Forças Armadas e pela própria operação da Secretaria de Segurança Pública. "É um Colégio de Segurança que se integra a nós no sentido de não nos apoiar, mas fazer acontecer a eleição no dia 2 de outubro, trazendo a tranquilidade às pessoas que exerce um papel na Justiça Eleitoral, como nossos mesários, mas também a toda eleitora e todo eleitor que compareceram para exercer o direito ao voto", ressalta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA