Eleição para escolha da diretoria da FIEPA será realizada nesta sexta-feira

Processo eleitoral chegou a ser suspenso pela Justiça, que reconsiderou a decisão

O Liberal
fonte

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região reconsiderou decisão anterior que suspendia a eleição para escolha da próxima diretoria da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). Com isso, o pleito eleitoral, agendado para esta sexta-feira (29), vai ser realizado normalmente, no horário de 8 às 16 horas. Os novos eleitos assumem para um mandato de quatro anos (2023/2027).

Duas chapas se inscreveram e tiveram o registro deferido – uma da situação e uma da oposição. A chapa Amazônia tem José Maria da Costa Mendonça, do Centro da Indústria do Pará (CIN) e atual vice-presidente executivo como candidato à presidente e Alex Dias Carvalho como 1° vice-presidente executivo. Já a chapa Renovar tem Rita Arêas, presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas do Estado do Pará (Sindusroupa), concorrendo à presidência, e como 1° vice-presidente, Hélio de Moura Melo Filho.

VEJA MAIS

image Fiepa afirma que vai tentar reverter o cancelamento da eleição da instituição pela Justiça
A Justiça do Trabalho considerou que o regimento eleitoral da instituição foi infringido

image Justiça cancela eleição da Fiepa
A juíza Cláudia Fialho Cavalcanti considerou que o Regime Eleitoral da instituição foi infringido

Em 18 de abril, a juíza Cláudia Karoline Fialho suspendeu o processo acatando o pedido da chapa de oposição, que alegou que o regimento eleitoral da FIEPA não estava sendo respeitado. De acordo com a reclamação, o regulamento da instituição diz que o pleito eleitoral deveria ser iniciado com, no mínimo, 90 dias antes da data de votação, que por sua vez deve ocorrer entre 30 e 60 dias antes do fim do mandato vigente.

Porém, no dia 6 de abril, o Conselho de Representantes da Fiepa alterou o regimento eleitoral, convocando para a realização das eleições no final deste mês e atendendo ao requerimento para que o mandato da atual gestão de José Conrado Santos fosse prorrogado por mais um ano. Dessa forma, os opositores entendem que que a eleição só deveria ser realizada em junho ou julho do próximo ano.

Com a retomada do processo eleitoral autorizada pela justiça, a Fiepa terá novos membros na diretoria, conselho fiscal e delegados representantes junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI), assim como seus respectivos suplentes, para o quadriênio 2023/2027.

Fiepa

O Sistema Fiepa tem 29 sindicatos filiados e também é composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Além disso, a Federação possui ainda o Centro Internacional de Negócios (CIN), uma organização voltada para a internacionalização das empresas, e a Redes, uma iniciativa de para fomento da internalização das riquezas no Pará.

Com 72 anos de fundação, a Fiepa teve quatro presidentes Desde 2006, ela é presidida por José Conrado Santos, que primeiro assumiu interinamente e foi reeleito em outros pleitos. Antes dele, presidiram a instituição: Danilo Remor, Fernando Flexa Ribeiro e Gabriel Hermes.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA