Eleições 2022: dois vereadores de Belém migram para a Assembleia Legislativa 

Sete candidatos tentaram outros cargos, mas só Zeca Pirão e Lívia Duarte foram eleitos

O Liberal
fonte

O presidente da Câmara Municipal de Belém, Zeca Pirão (MDB) e a vereadora Lívia Duarte (Psol) serão deputados estaduais a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Com isso, eles darão lugar a Wellington Magalhães (MDB) e Bancada das Mulheres Amazônida (Psol), respectivamente, no legislativo municipal

Zeca Pirão concretizou um sonho antigo de migrar para o Palácio da Cabanagem: o ex-dirigente do Clube do Remo foi derrotado nas urnas em 2006, 2010 e 2018, além de não ter conseguido se eleger deputado federal em 2018. Com a candidatura turbinada pelo governador Helder Barbalho (MBD), Pirão atingiu 61.766 votos neste domingo (2) e se consagrou como o candidato mais votado em Belém, onde alcançou 40.878 votos. 

VEJA MAIS

image Taxa de renovação na Alepa foi de 46,3%; veja quem sai e quem entra
Dos 41 deputados estaduais, 22 conseguiram se reeleger. Outros perderam a disputa nas urnas ou conquistaram uma vaga na Câmara Federal. Nas duas últimas eleições, a renovação foi de mais da metade do parlamento

image Número de deputadas cai na Alepa e mais do que dobra na bancada do Pará na Câmara; veja
Na Assembleia Legislativa, número de parlamentares mulheres cai de dez para sete. Já na Câmara dos Deputados, sobe de dois para cinco

Já Duarte estava no primeiro mandato como vereadora e deixará a Câmara ao completar dois anos de atuação na Casa. Ela recebeu 28.817 votos para deputada estadual. 20.749 desses votos foram em Belém, onde ela foi a sétima candidatura mais votada e também a mulher mais votada.

Substituto de Pirão, Magalhães obteve 5.070 votos nas eleições de para vereador em 2020. A outra substituição provocada pela eleição do emedebista é a da presidência do parlamento municipal, que deve ficar com um correligionário dele: o vereador John Wayne (MDB). 

PSOL

Já a Bancada Mulheres Amazônidas, atualmente, disputa uma das cadeiras em um imbróglio judicial contra o vereador Zeca do Barreiro (Avante), cujo partido é acusado de fraude nas cotas de gêneros nas eleições de 2020. Em 2021, a Bancada das Mulheres Amazônias chegou a assumir o mandato, que depois retornou às mãos de Barreiro. Como as representantes da Bancada não ocupam o cargo, com a ida de Lívia Duarte à Alepa, elas assumem a vaga do Psol. Se tivessem conquistado a vaga de Barreiro, quem assumiria o lugar deixado por Duarte seria Silvia Letícia, segunda suplente. 

image Eleições 2022: veja os deputados federais eleitos no Pará
Vale destacar que, entre os 17 eleitos, nove são do MDB. Em seguida, vem o PL, com três eleitos

image Eleições 2022: veja os deputados estaduais eleitos no Pará
Confira a lista com os 41 eleitos que ocuparão a Alepa

Outros cinco vereadores se candidataram, mas não foram eleitos: Mauro Freitas (PSDB) tentou ser deputado federal e obteve 10.546 votos. Para o mesmo cargo, a vereadora Nazaré Lima (Psol) conquistou 12.220 votos. O goleiro do Clube do Remo, Vinicius Ribeiro (Republicanos) conseguiu 17.770 votos.  A vereadora Bia Caminha (PT), estrela das eleições municipais em 2020, tentou ser deputada estadual mas só conseguiu uma vaga como suplente. Ela angariou 16.232 votos. Já o vereador Gleisson (PSB) conseguiu 33.546 votos para o mesmo cargo. 

As câmaras municipais de outras cidades grandes, como Ananindeua, Marabá e Santarém, não tiveram vereadores eleitos para novos cargos neste domingo (3).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA