Deputado protocola pedido de impeachment de Lula por supostos crimes de responsabilidade
Pedido se baseia em atos envolvendo o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o advogado Cristiano Zanin, indicado ao STF

O deputado federal Sanderson (PL-RS) informou que irá protocolar, nesta terça-feira (6), na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por supostos crimes de responsabilidade. Ele se baseia em dois atos envolvendo Lula: o convite para receber o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a indicação do advogado do petista, Cristiano Zanin, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para o autor do pedido de impeachment, ao convidar Maduro, Lula quebrou tratados internacionais, uma vez que o venezuelano, acusado de narcoterrorismo nos Estados Unidos, foi recebido com honras de chefe de Estado. Sanderson argumenta ainda que Maduro é acusado pela ONU de crimes contra a humanidade, por isso, o presidente teria atentado contra a segurança interna do país ao permitir o ingresso dele no país.
VEJA MAIS
No caso da indicação de Zanin, o parlamentar alega que Lula violou o princípio da impessoalidade e da moralidade.
Esse não é o primeiro pedido de impeachment do petista apresentado pelo político do PL, partido de Jair Bolsonaro. Em janeiro, Sanderson apresentou o primeiro pedido contra Lula, sob o argumento de que o petista atentou contra a democracia ao classificar como “golpe” o impeachment de Dilma, avalizado pelo Supremo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA