CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Deputado Igor Normando diz que caso Arthur do Val foi ‘fato isolado’ no Podemos

Deputado estadual paraense afirmou que repudia qualquer ato sexista, machista e preconceituoso, especialmente de figuras públicas

Natália Mello
fonte

O deputado estadual Igor Normando (Podemos) defendeu, em entrevista exclusiva à repórter Natália Mello, do jornal O Liberal, a saída de Arthur do Val, colega de partido, da sigla, após este fazer declarações sexistas e machistas sobre refugiadas ucranianas na última semana, durante visita ao país, em guerra desde o dia 24 de fevereiro. “Nosso mandato repudia qualquer ato sexista, machista e preconceituoso, ainda mais vindo de figuras públicas que deveriam zelar justamente pelo bem-estar das pessoas”, disse o parlamentar paraense.

De acordo com Igor, o papel do Legislativo é sensibilizar as pessoas e ser porta-vozes, e que um agente público que comete uma atrocidade como essa, como ele classificou, deve ser punido para mostrar que a lei é para todos, até pra ser pedagógico e, na opinião dele, para que outros agentes não cometam crimes como. O parlamentar destacou que, antes mesmo do deputado pedir para sair da legenda, foi feita a solicitação da desfiliação dele, que foi acatada pelo Podemos.

VEJA MAIS

image Deputado Mamãe Falei está fora do Podemos e do MBL após áudios sexistas
Partido havia aberto procedimento disciplinar que poderia resultar em expulsão

image Dia da Mulher: deputadas da Alepa condenam postura de Arthur do Val e defendem cassação do mandato
Áudio do deputado federal do Podemos fazendo comentários machistas e sexistas sobre refugiadas na Ucrânia foi alvo de críticas no Brasil e internacionalmente

 

Confira abaixo a entrevista:

 

O que o senhor achou da desfiliação do parlamentar Arthur do Val?

R- Eu acho que ele teve uma atitude que na minha opinião foi a mais acertada, que foi a desfiliação do partido, o partido acatou e agora não tem mais o que se discutir no âmbito partidário. Eu acho que ele teve uma atitude coerente, não forçar uma situação desnecessária tendo a gravidade do assunto.

O episódio não pode prejudicar a imagem do partido? Como o assunto deverá ser tratado pelo partido e Sério Moro?

R- Eu vejo que o partido é um reflexo da sociedade, evidentemente nós somos humanos errantes que cometemos erros, temos defeitos e respondemos pelas nossas atitudes. Nós temos milhares de filiados, e não temos condições de botar a mão no fogo por nenhum filiado, precisamos acreditar que os filiados que assinam a ficha têm a vocação e interesse de zelar pelo estatuto e pelo manifesto partidário. E aqueles que não seguirem esse estatuto e manifesto partidário deverão sair e sofrer sanções, que foi exatamente o que aconteceu, então eu acho que isso é natural na vida partidária.

 

image 'O contexto em que isso foi pronunciado denota desprezo pelas mulheres', diz presidente da OAB em SP
Patrícia Vanzolini afirmou que a entidade vai pedir apuração e eventual punição do deputado estadual Arthur do Val

image No Pará, políticos criticam fala sexista e líderes do Podemos pedem desfiliação de Arthur do Val
O senador Paulo Rocha, a deputada federal Elcione Barbalho e a vereadora de Belém Lívia Duarte

Como reconstruir a imagem do partido nacionalmente, com esse caso que teve tanta repercussão?

R- Eu acho que o partido não sofreu um arranhão, o que houve foi simplesmente uma atitude que foi rapidamente corrigida pela nacional, um fato isolado. Eu não vejo que tantos filiados, tantos mandatários tenham que ser punidos pelo fato isolado de um parlamentar, parlamentar que o partido inclusive tomou todas as medidas para que fosse punido pelo que foi dito. Então eu não vejo que arranhou a imagem do partido, eu acho que o partido continua forte, continua com uma mensagem diferente para o povo brasileiro, que é justamente de não se deixar levar pela dicotomia que se criou entre direita e esquerda, de que é possível ter outro caminho.

Existirá alguma medida a ser tomada para evitar esse tipo de postura de membros do partido?

R= A forma que a gente encontra de não acontecer mais fatos como esse é continuar lutando pela equidade de gênero, pelo respeito a todos e todas e fazendo com que o partido seja uma ferramenta de inclusão, de desenvolvimento e que atenda o anseio de todos os brasileiros.

 

image 'São fáceis, porque elas são pobres', diz o deputado Arthur do Val, em tom sexista, sobre ucranianas
Conhecido como 'Mamãe Falei', o parlamentar é do MBL e pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA