CPMI do 8 de janeiro aprova quebra de sigilos de Zambelli e Delgatti e reconvocação de Mauro Cid

Em depoimento à comissão na semana passada, o hacker Delgatti Neto apontou Zambelli como responsável por ordenar uma invasão a sistemas do Judiciário

O Liberal
fonte

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro aprovou, na manhã desta quinta-feira (24), requerimentos que pedem a quebra de sigilos bancário e telemático da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti Neto, bem como a reconvocação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

VEJA MAIS

image STF decide que deputada Carla Zambelli se tornará ré por porte ilegal de arma e constrangimento
Gilmar Mendes sustenta que existem indícios sólidos para justificar o início do processo penal contra a parlamentar

image Supremo forma maioria para tornar ré a deputada Carla Zambelli por perseguição com arma de fogo
Agora a parlamentar terá que apresentar defesa e, então, testemunhas serão ouvidas

Em depoimento à comissão na semana passada, o hacker Delgatti Neto apontou Zambelli como responsável por ordenar uma invasão a sistemas do Judiciário. Ela também teria intermediado uma reunião entre Delgatti e o Bolsonaro, onde foi discutido como seria possível fraudar o código-fonte das urnas eletrônicas, ainda segundo as declarações do hacker. 

Aliados de Bolsonaro eram contra a quebra de sigilos bancário e telemático da parlamentar e queriam apenas a convocação dela, mas o requerimento foi pautado pelo presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA). 

image Relatora da CPMI de 8 de janeiro pede quebra de sigilo telefônico de Valdemar Costa Neto
Eliziane Gama (PSD-MA) argumenta que o presidente do PL teria participado de “tratativas” com o hacker Walter Delgatti Neto para discutir formas de fraudar as urnas eletrônicas

image Hacker Walter Delgatti dará novo depoimento à PF em Brasília
Em oitiva na CPMI do 8 de Janeiro, hacker revelou coisas que não havia falado à polícia

Mauro Cid

Mauro Cid já foi chamado a depor para explicar, principalmente, as mensagens encontradas em seu celular com teor golpista. Porém, na ocasião, ele decidiu ficar em silêncio. Integrantes da Comissão passaram a defender que ele preste um novo depoimento depois que surgiram informações de que Cid teria atuado para tentar vender joias recebidas pelo governo brasileiro em viagens oficiais. 

O militar precisará acionar mais uma vez o STF caso não queira novamente responder aos questionamentos dos parlamentares. 

image Hacker decide ficar em silêncio durante questionamentos de parlamentares da oposição
Após declarações envolvendo reunião com Bolsonaro e suposto grampo com conversas de Moraes, Walter Delgatti Neto decidiu não responder perguntas de oposicionistas

image Ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro reage a Delgatti: 'Mente, mente, mente'
Wajngarten afirma que ex-presidente jamais pensou em levar um hacker para o horário eleitoral

Novos depoimentos

Nesta quinta-feira, a CPMI ouve o depoimento do sargento do Exército Luís Marcos dos Reis, ex-assessor de Jair Bolsonaro. Ele é um dos suspeitos de participar do suposto esquema que adulterou dados de vacinação do ex-presidente e auxiliares. 

Luís Marcos dos Reis está preso desde a operação contra grupo acusado de falsificação de cartões de vacina de Bolsonaro, familiares do ex-presidente e assessores, realizada em maio. 

image Questionado por Moro, hacker se compara a Lula e ataca senador: 'Criminoso contumaz'; vídeo
Delgatti Neto, que ficou conhecido em 2019 após vazar mensagens atribuídas a integrantes da força-tarefa da Lava Jato, prestou depoimento à CPMI de 8 de janeiro

image Bolsonaro desmente declarações de hacker da 'Vaza Jato': 'Está voando completamente'
Ex-presidente conta que se encontrou com Delgatti apenas uma vez, mas nega grampo contra Moraes e outras afirmações feitas pelo hacker

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA