CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Comissão da Câmara que vai acompanhar caso Bruno e Dom critica ‘pressa’ da PF

Grupo realizou a primeira reunião na manhã desta segunda-feira

O Liberal
fonte

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (20), a primeira reunião da Comissão Externa da Câmara Federal que vai acompanhar as investigações sobre a morte do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Os deputados federais criticaram o que consideraram "pressa" da Polícia Federal em querer encerrar o caso.

Para os membros da Comissão, há elementos que justificam a continuidade das investigações, para identificar possíveis mandantes e a existência de redes criminosas que atuam na região do Vale do Javari, no Amazonas, e podem ter relação com o assassinato.

VEJA MAIS

image Polícia encontra embarcação usada por Dom Phillips e Bruno Pereira
Lancha foi localizada a cerca de 20 metros de profundidade, emborcada com seis sacos de areia para dificultar a flutuação

image Sobe para oito o número de suspeitos investigados no caso Bruno e Dom; três estão presos
Indigenista brasileiro e jornalista inglês foram mortos a tiros

image Ato em Belém cobra justiça para Bruno Pereira e Dom Phillips
Manifestação está sendo realizada, neste domingo, por movimentos sociais, na avenida Presidente Vargas

Deputada federal pelo Pará, Vivi Reis (PSOL) afirmou que o grupo de parlamentares quer ouvir indígenas, indigenistas, familiares e autoridades. “A Unijava fez uma série de denúncias que devem ser apuradas. Não vamos aceitar uma versão simplista que associa a morte de Bruno e Dom à pesca ilegal de pirarucu, que é grave e irregular, mas que segundo relatos dos próprios indígenas, é apenas parte de uma rede criminosa que atua livremente na região, com a conivência do Governo Federal", declarou a deputada, que participou virtualmente por estar se recuperando de covid-19.

Durante a reunião, Vivi Reis também defendeu que a Comissão apure as circunstâncias do assassinato do servidor da Funai, Maxciel Pereira, em 2019, no município de Tabatinga (AM), que até hoje segue impune. Para ela, existe grande possibilidade dos dois crimes terem relações diretas e, por isso, é importante a devida apuração, para chegar aos possíveis mandantes que podem integrar a mesma organização criminosa.

Além de acompanhar as apurações das autoridades sobre o caso, a Comissão criada na semana passada também tem como objetivo propor providências acerca das circunstâncias da morte de Bruno Pereira e Dom Phillips.

VEJA MAIS

image PF confirma que parte de restos mortais são do indigenista Bruno Pereira
A identificação foi possível após exame da arcada dentária no Instituto Nacional de Criminalística

image Terceiro suspeito das mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips é preso
Foragido se entregou na Delegacia de Atalaia do Norte (AM)

image Restos mortais são de Dom Phillips, diz Polícia Federal
Material resgatado na região do Vale do Javari, no Amazonas, passou por perícia

“Participei hoje da reunião preliminar da Comissão Externa de Investigação sobre as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, na Amazônia. Propus estudos e comparativos da violência na região. Exigimos respostas sobre esse crime tão bárbaro!”, escreveu Alice Portugal (PCdoB-BA), em suas redes sociais.

Participaram da primeira reunião os deputados federais José Ricardo (PT/AM), que coordena a Comissão Externa, Orlando Silva (PCdoB/SP), que preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Alice Portugal, Perpétua Almeida (PCdoB/AC), Leo de Brito (PT/AC), Viri Reis e representantes dos demais parlamentares membros da Comissão.

Uma nova reunião foi marcada para as 15 horas desta terça-feira (21). Uma diligência na próxima semana à Atalaia do Norte deve ser aprovada pelos membros da Comissão, assim como uma agenda de audiências e reuniões com representantes de entidades indígenas e autoridades federais.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA