MENU

BUSCA

Caso de atentado a bomba no DF pode ir à Justiça Federal

MPF afirma que crimes foram cometidos com fins políticos antidemocráticos

Emilly Melo

O processo que apura a tentativa de atentado terrorista no Aeroporto de Brasília em dezembro do ano passado pode ter o deslocamento de competência, após pedido de federalização feito pelo Ministério Público Federal (MPF), na terça-feira (31). Atualmente, a ação tramita no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

VEJA MAIS

‘Medo de comer cachorro’ levou paraense a tentar explodir caminhão-tanque, diz advogado
Defensor de George Washington disse que ideia do cliente era explodir um poste de energia e, não, o aeroporto

Empresário paraense vira réu por ameaça de bomba em aeroporto de Brasília
George Washington de Oliveira Sousa, Alan Diego dos Santos e Wellington Macedo de Souza responderão por crime de explosão

Empresário que armou atentado no DF diz que foi abandonado pelos colegas
George confessou ter montado o artefato sozinho próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília

A solicitação é que haja divisão entre a Justiça Comum e a Justiça Federal. A argumentação apresentada é que os réus atentaram contra a segurança de transporte aéreo e contra o Estado Democrático de Direito.

O pedido de federalização foi proposto pelo próprio Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na denúncia contra os réus. Os autos também foram remetidos ao Supremo Tribunal Federal (STF), para inclusão na Operação Nero, que investiga os responsáveis pelo ataque à sede da Polícia Federal em 12 de dezembro.

Os acusados são George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos; Alan Diego dos Santos Rodrigues, 32; e Wellington Macedo de Souza, 47, que continua foragido. A Polícia Civil do DF ainda investiga a identidade de outros dois envolvidos.

Os três colocaram um explosivo na lateral de um caminhão-tanque que estava estacionado perto do aeroporto, com o objetivo de provocar uma grande explosão nos arredores. 

“Restou evidenciado que, além de expor a perigo a vida, a integridade física e o patrimônio de outrem, mediante colocação de dinamite ou substância de efeitos análogos, em um caminhão-tanque carregado de combustível, os acusados tinham por desígnio autônomo, simultaneamente, impedir ou dificultar a navegação aérea e efetivamente expuseram a perigo aeronave”, afirma o MPF.

Um dos réus afirmou durante depoimento que a explosão seria para provocar a decretação de estado de sítio, para que acontecesse um golpe de estado. O plano foi arquitetado no acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que ficou montado cerca de 60 dias em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

Flávio Dino sobre ato terrorista em Brasília: 'Crime imprescritível, inafiançável e gravíssimo'
O futuro ministro da Justiça fez uma série de declarações sobre a prisão do empresário paraense suspeito de tentar explodir uma bomba nos arredores do Aeroporto de Brasília

Confira trechos do depoimento de empresário paraense preso por ato de terrorismo em Brasília
George Washington Oliveira Sousa, 54 anos, é suspeito de tentar explodir uma bomba na área do aeroporto internacional da capital federal

Paraense preso em Brasília estava preparado para 'guerra'; áudio
Em depoimento à Polícia Civil, George Washington de Oliveira Sousa foi preso no sábado (24) por suspeita de ter colocado um explosivo no Aeroporto Internacional de Brasília

“Nesse contexto, constatando-se que os acusados, inconformados com o resultado das eleições, participavam ativamente da organização e planejamento de atos com fins políticos antidemocráticos […] Ocorre que, ambos os delitos mencionados inserem-se na competência da Justiça Federal”, continua o MPF.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Política