Campanha Salarial: Governo do Pará e servidores realizam nova rodada de negociação
Foi marcada outra reunião para 8 de março, quando o Executivo apresentará uma proposta

O Governo do Pará, representado pelo Chefe da Casa Civil, Iran Lima, e entidades sindicais dos servidores públicos do Estado, realizaram nesta terça-feira (22) a terceira rodada de negociações da campanha salarial dos trabalhadores, que buscam reajuste referente aos anos do governo Helder Barbalho. Segundo os representantes dos trabalhadores, as perdas são de 24,49%, no acumulado dos anos de 2019 a 1º de abril de 2022, data-base dos servidores estaduais. O Governo do Pará ainda estuda a situação.
VEJA MAIS
Como ocorreu nas duas primeiras reuniões, que ocorreram nos dias 1 e 7 deste mês, o governo estadual ainda não apresentou proposta para ser debatida. O encaminhamento final foi a definição de que uma nova reunião será realizada no dia 8 de março, quando o Executivo estadual já terá estabelecido uma proposição.
O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – seção Pará (CTB-PA), Cleber Rezende, defendeu a restituição das perdas salarias acumuladas em 24,49%, nos últimos anos. “Nossa luta perpassa pela mobilização dos servidores públicos estaduais nessa perspectiva de reajuste para todos os servidores e servidoras, restabelecendo o poder aquisitivo das categorias públicas do Estado”, explica.
O aumento do valor real do auxílio-alimentação foi outro ponto debatido entre os presentes. “Considerando o valor mais alto aplicado no Estado, correspondente aos dos servidores da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), que é de R$ 1.276,42, esperamos que o anúncio, no dia 8 de março, seja de garantia de auxílio igual, garantindo ganho real para todos”, afirma Cleber Rezende.
Ainda segundo o sindicalista, a categoria está decidida a encerrar as negociações no dia 8, sem deixar que o assunto seja mais protelado. “Nós das entidades sindicais estamos preocupados com o tempo, tendo em vista o calendário eleitoral. Portanto, vamos mobilizar as categorias e intensificar o diálogo com os servidores. Precisamos avançar nas negociações, não podemos ficar aguardando de reunião em reunião, dia 8 é o limite”, anuncia.
Governo do Pará
A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), em nota à reportagem, informa que o valor do reajuste salarial, que será concedido ao funcionalismo público, "segue em estudo financeiro e orçamentário, de acordo com a revisão geral para o ano de 2022".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA