CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Bicentenário da Independência do Brasil é celebrado pelo Congresso em sessão solene

Convidado, o presidente da República Jair Bolsonaro não compareceu ao evento

O Liberal
fonte

A sessão solene realizada no Congresso Nacional em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil reuniu autoridades nacionais e internacionais, entre eles os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo; de Cabo Verde, José Maria Neves; e de Guiné Bissau, Umaro El Mokhtar Sissoco, o representante da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, secretário-executivo Zacarias da Costa, e o deputado Sérgio José Camunga Pantie, representante da Presidência de Moçambique. O presidente da República, Jair Bolsonaro, cancelou a participação no evento. As informações são da Agência Senado e do G1 Nacional.

Durante o discurso, o presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), falou da importância do voto para uma democracia sólida. "Lembro que daqui a menos de um mês os brasileiros e brasileiras vão às urnas praticar o exercício cívico de votar em seus representantes. E o amplo direito de voto – a arma mais importante de uma democracia – não pode ser exercido com desrespeito, em meio a discurso de ódio, com violência ou intolerância em face dos desiguais", afirmou Pacheco.

VEJA MAIS

image Comemorações pelo Bicentenário da Independência e atos em apoio a Bolsonaro tomam as capitais
Presidente esteve em Brasília e Rio de Janeiro, mas grande ato foi feito também em São Paulo

image 7 de Setembro em Belém: em clima tranquilo, desfile cívico-militar encerra na Av Presidente Vargas
Cerca de 5 mil pessoas entre civis e militares participaram do desfile

image Militares desfilam em comemoração ao Dia da Independência
Marcha reúne integrantes de órgãos de segurança estaduais e federais

Ele também defendeu a Constituição e afirmou que o respeito ao texto é crucial para o país enfrentar “alegóricos retrocessos antidemocráticos e eventuais ataques ao Estado de Direito e à democracia”.

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também citou as eleições no discurso. "Destaco, portanto, a chance de os cidadãos brasileiros, por meio do seu voto consciente, fortalecerem nossa democracia e este parlamento, de modo que ele continue a exercer a importante tarefa de acolher diferentes aspirações e transformá-las em balizas coletivas. Diretrizes que beneficiem toda a sociedade de modo justo e equânime e contribuam para o desenvolvimento deste país".

O evento contou ainda com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, do ministro do STF Dias Toffoli; do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moares; do procurador-geral da República, Augusto Aras; e dos ex-presidentes da República José Sarney e Michel Temer.  Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso; Luiz Inácio Lula da Silva; e Dilma Vana Rousseff  enviaram mensagens sobre a data.

"Os três Poderes celebram juntos dois séculos da emancipação da nação, uma demonstração eloquente do avanço civilizatório das instituições democráticas dos dois países [Brasil e Portugal], que não admitem retrocessos", declarou Fux.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA