CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Aprovado projeto de lei que inclui Barcarena na Região Metropolitana de Belém

Lu Ogawa, autor do projeto, destaca que Barcarena pertencia ao território de Belém até o ano de 1943, quando foi elevada à categoria de município

Igor Wilson e Fabiana Batista
fonte

As Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça e de Redação Final (CCJRF) aprovaram, na última segunda-feira (6), o projeto de lei complementar, de autoria do deputado estadual Lu Ogawa (PP), que visa incluir o município de Barcarena na Região Metropolitana de Belém (RMB). 

VEJA MAIS

image 'As Barcarenas': histórias em comum entre Pará e Portugal
Tribos indígenas, colonização portuguesa, padres jesuítas, civilização islâmica na Península Ibérica, iluminismo e Marquês de Pombal. Pode parecer meio maluco, mas tudo isso forma um fio condutor ligado à origem da Barcarena paraense

image Igreja católica de Barcarena realiza ação contra a fome em alusão à Campanha da Fraternidade
No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

image Mães de Barcarena na luta pelos direitos das pessoas com autismo
Criar um mundo mais inclusivo, mais tolerante, menos indiferente e menos violento é a missão da Associação de Apoio e Orientação Aos Pais de Autistas – GAOPA

O projeto já havia sido aprovado na Comissão de Assuntos Administrativos (CDA), presidida pela deputada Diana Belo, que também foi relatora da proposta na CDA. A decisão das comissões no início da semana é apenas mais um passo para a consolidação do projeto. A matéria segue agora para votação em plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), prevista para ocorrer na próxima terça-feira (14)

Assim que a aprovação pelas comissões foi anunciada, milhares de paraenses manifestaram suas opiniões sobre o tema e muitos questionaram sobre o que isto traria, na prática, de benefícios ao município. Mas afinal, o que significa ser parte da região metropolitana de uma cidade?  

O que é uma Região Metropolitana? 

A formação de uma região metropolitana acontece com o crescimento das cidades menores ao redor de uma metrópole, que normalmente é que dá nome à região. A região metropolitana de Belém, por exemplo, reúne atualmente sete cidades: Ananindeua, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara e Santa Izabel. Em comum, todos estes municípios possuem crescimento ligado diretamente à capital.  

Para o autor do projeto de lei, a cidade de Barcarena possui todos os requisitos para integrar a região metropolitana de Belém, a começar pelo fato de ter feito parte da capital paraense até o ano de 1943, quando foi elevada à categoria de município. Outro fator é a relação econômica com Belém, funcionando como uma importante região portuária para escoar produções do estado.

O que diz sobre as vantagens do projeto, o autor, deputado Lu Ogawa

Maior capacidade de planejamento urbano: a região metropolitana possui um planejamento urbano integrado, o que permite o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e coerentes em relação ao uso do solo, transporte, habitação e saneamento, entre outros.

Melhoria na qualidade de vida: a integração em uma região metropolitana possibilita a oferta de serviços públicos mais adequados e de qualidade, além de ampliar as oportunidades de emprego e lazer, melhorando, assim, a qualidade de vida da população.

Atração de investimentos: a região metropolitana tem maior visibilidade e atratividade para investimentos, o que pode gerar novas oportunidades de negócios e empregos para a população.

Redução dos custos operacionais: a integração em uma região metropolitana pode gerar economias de escala e reduzir os custos operacionais dos serviços públicos, além de otimizar a gestão dos recursos e da infraestrutura.

Fortalecimento da participação política: a região metropolitana permite que os municípios se organizem de forma mais efetiva e tenham maior representatividade nas instâncias políticas e decisórias, possibilitando uma atuação mais assertiva em prol do desenvolvimento da região.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA