MENU

BUSCA

STF aceita denúncia contra mais 45 acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro

Número de réus desde o início das investigações chega a 1.290 na Corte

O Liberal

Nesta segunda-feira (26), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu aceitar a denúncia contra mais 45 acusados de envolvimento nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

VEJA MAIS

Réplica da Constituição levada do STF durante atos terroristas é recuperada
Informação foi divulgada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

Ministra determina que Mauro Cid e Lawand compareçam à CPI de atos golpistas
Cármen Lúcia assegurou que sejam acompanhados por advogados e não sejam obrigados a produzir provas contra si mesmo

Por 8 a 2, STF finaliza votação e torna réus mais 250 acusados de envolvimento em atos golpistas
Todos os ministros votaram no plenário virtual da Corte, no julgamento da terceira leva de acusações da Procuradoria Geral da República.

Com essa decisão parcial do julgamento, o número de réus desde o início das investigações chega a 1.290 na Corte.

Dentre os investigados, está Antônio Claudio Alves Ferreira, acusado de danificar o relógio que pertencia a Dom João VI e foi trazido ao Brasil em 1808. Esse item estava localizado no Palácio do Planalto e foi lançado ao chão durante os eventos.

Também foram tornados réus Marcelo Fernandes Lima, suspeito de furtar uma réplica da Constituição que estava no STF, e Wiliam da Silva, acusado de furtar a toga de um dos ministros. A identificação dos envolvidos foi realizada por meio de câmeras de segurança.

O julgamento é realizado no plenário virtual, uma modalidade na qual os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico da Corte, sem a necessidade de deliberação presencial. A votação prossegue até as 23h59 desta segunda-feira.

Aproximadamente 250 acusados ainda permanecem detidos sob a alegação de terem atuado como autores e instigadores dos referidos atos.