CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alexandre de Moraes nega novo recurso de Bolsonaro e mantém inelegibilidade por oito anos

Presidente do TSE afirma que o pedido da defesa não atendia aos requisitos necessários para ser encaminhado ao Supremo

O Liberal
fonte

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu nesta terça-feira (5) o prosseguimento de um recurso extraordinário apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O recurso buscava reverter a decisão do TSE que o tornou inelegível por oito anos, em decorrência de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado.

A condenação, emitida em junho, impede Bolsonaro de concorrer a cargos eletivos até o ano de 2030. No entanto, o ex-presidente contestava a decisão alegando violação de regras constitucionais e solicitava que o caso fosse encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

VEJA MAIS

image Pela segunda vez, TSE forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível
Por 4 votos a 1, os ministros da Corte condenaram o ex-presidente por crime eleitoral cometido durante as comemorações do Bicentenário da Independência

image Inelegível, Bolsonaro diz que não vê nome para substituí-lo nas eleições de 2026
Ele adiantou que só discutirá o tema após o pleito municipal de 2024, mas espera que o TSE reveja a decisão que culminou em sua inelegibilidade

Alexandre de Moraes fundamentou sua decisão destacando que o pedido da defesa não atendia aos requisitos necessários para ser encaminhado ao Supremo. A defesa de Bolsonaro apresentou 19 pontos que consideravam violações constitucionais, mas Moraes argumentou que a maioria dessas alegações demandaria uma nova análise de fatos e provas, algo não permitido por esse tipo de recurso.

Minuta do golpe é questionada por defesa

Um dos pontos questionados pela defesa foi a inclusão da "minuta do golpe" nos autos do processo. Os advogados argumentavam que o documento era irrelevante e violava princípios constitucionais de segurança jurídica. Moraes rebateu, explicando que a inclusão da minuta foi feita de maneira regular e que Bolsonaro não foi condenado com base nesse elemento.

O presidente do TSE ressaltou que a suposta minuta de decreto não foi determinante para a condenação de Bolsonaro, que foi fundamentada nos atos comprovados praticados por ele durante a reunião, utilizando prerrogativas presidenciais e recursos públicos em favor de sua candidatura.

Em setembro, o TSE já havia rejeitado outro recurso de Bolsonaro, do tipo embargos de declaração. A defesa do ex-presidente ainda tem a opção de recorrer diretamente ao STF.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA