CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alepa irá definir número de sessões presenciais em reunião na próxima semana

Reuniões de comissões especiais também serão retomadas somente na semana que vem

Natália Mello

A primeira sessão ordinária oficial da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta terça-feira (08), não teve pauta ou projetos de lei apresentados pelos parlamentares. O encontro foi utilizado para os deputados estaduais falarem sobre as demandas de seus mandatos e ações, e cobrar ações do Poder Executivo. Tanto as sessões deliberativas quanto as reuniões das comissões especiais serão retomadas na próxima semana.

VEJA MAIS

image Vereadores de Belém acreditam que Câmara vai manter alta produtividade em ano eleitoral
Alguns já anunciam participação na corrida pelo voto nas eleições de outubro, mas afirmam que isso não deve afetar os trabalhos da casa

image Representantes do Executivo e do Legislativo recebem comissão para discutir reajuste salarial de servidores
Funcionários do Estado também pedem reajuste do auxílio alimentação e fortalecimento do atendimento de saúde

Isso ocorreu porque, segundo o presidente da Casa, deputado Chicão, foi cumprido na íntegra, pela primeira vez na história da Alepa, o regimento interno, que em seu parágrafo 4° determina que não será designada Ordem do Dia para a primeira reunião de cada sessão legislativa. O chefe do Legislativo estadual garantiu que não serão realizadas, em 2022, sessões semi-presenciais ou online no cenário atual. "Temos deslocamentos constantes dos deputados para o interior, para Brasília, não temos porquê suspender as sessões presenciais", disse Chicão.

O deputado Toni Cunha (PTB) aproveitou o tempo na tribuna para questionar a situação dos alunos da rede pública do Estado, que tiveram acesso a 50% de atividades remotas durante a pandemia do coronavírus. “Essa situação coloca o Pará numa situação difícil de aprendizagem”, e acrescentou, ainda, o pedido para que o governo estadual atenda as famílias que foram afetadas pelas chuvas que provocaram inundações em residências e casas comerciais nesse período. “As famílias têm direito a abrigos decentes e cestas básicas para sobreviver até que a situação se normalize”, pontuou.

A líder do governo na Alepa, deputada Cilene Couto (PSDB), respondeu ao questionamento do deputado Toni Cunha afirmando que o Estado já entregou às populações de vários municípios paraenses 88 unidades escolares totalmente reformadas e que, nesta terça-feira, o governador Helder Barbalho entregou aos estudantes a Escola Oneide de Souza, em Ananindeua, reformada e ampliada.

Já o parlamentar José Maria Tapajós (PL) solicitou que o Estado tome providências para resolver a situação de crime ambiental no rio Tapajós, em Santarém. “A água do rio está barrenta comprometendo o turismo em Alter do Chão”.

Também subiu à tribuna o deputado Júnior Hage (PDT), para reforçar a importância de chamar os agentes de fiscalização aprovados no último concurso do Departamento de Trânsito do Pará (Detran). Uma comissão procurou o parlamentar afirmando que os candidatos cumpriram todas as etapas do concurso e estão no cadastro de reserva, aguardando a convocação do governo do Estado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA