CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Além do Ministério do Turismo, Centrão também quer Desenvolvimento, Esportes e Caixa

Troca com as negociações mais avançadas envolvem a saída de Daniela Carneiro para dar lugar ao deputado federal do Pará Celso Sabino na pasta do Turismo

O Liberal
fonte

O Centrão - bloco que reúne um conjunto de partidos no Congresso -  espera que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça uma minirreforma ministerial até o início de agosto, para contemplar nomes indicados pelas representações na Câmara de União Brasil, PP e Republicanos. Esses partidos não se sentem devidamente atendidos pelo Executivo e desejam ter mais poder na atual gestão. 

Além da substituição de Daniela Carneiro pelo deputado federal do Pará Celso Sabino (União) no comando do Ministério do Turismo, que é a troca com negociação mais avançada até o momento, as articulações do centrão envolvem outras duas pastas: Desenvolvimento e Esportes. O grupo deseja também o comando de uma estatal e a avaliação é de que possa ser a Caixa Econômica Federal. 

VEJA MAIS

image 'O deputado Celso Sabino vai liderar a pasta do Turismo'
ALEXANDRE PADILHA, Ministro das Relações Institucionais, em nota que confirmou, ontem, que a atual ministra, Daniela Carneiro, será substituída pelo deputado federal paraense Celso Sabino (União Brasil-PA)

image União Brasil, partido de Celso Sabino, encaminha voto a favor da reforma
O ministro Padilha acaba de confirmar o deputado paraense no Ministério do Turismo.

image Padilha confirma troca de Daniela Carneiro por Celso Sabino no Ministério do Turismo
Ministro de Relações Institucionais disse Daniela soube das questões partidárias que motivam a substituição

image Votações no Congresso adiam substituição de Daniela Carneiro no Ministério do Turismo, diz Planalto
Informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta

As mudanças devem ajudar na aprovação em agosto do projeto de lei do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) que dá mais poder ao governo e a lei complementar que cria o chamado novo marco fiscal.

Veja as mudanças esperadas pelo Centrão

  • Ministério do Turismo: sai da titular Daniela Carneiro (União Brasil) para dar lugar ao deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA). 
  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome: Wellington Dias (que é senador eleito pelo PT do Piauí e reassume seu cargo no Congresso) pode ser substituído pelo deputado federal André Fufuca (PP-MA), que é do Centrão, mas em 2022 esteve junto com Flávio Dino (PSB) no processo eleitoral (Dino foi eleito senador, mas no momento é ministro da Justiça de Lula). 
  • Ministério dos Esportes: A ex-jogadora de vôlei Ana Moser (que não tem nenhum apoio partidário) pode sair para dar lugar ao deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), filho de outro político tradicional de Pernambuco, Silvio Costa, que é apoiador de Lula e defensor da entrada do Republicanos no governo federal;
  • Caixa Econômica Federal: Rita Serrano (funcionária de carreira do banco) pode ser substituída por alguém do quadro técnico indicado pelo Centrão. O nome já mencionado em Brasília é o do mineiro Gilberto Occhi, que chegou a presidir o banco de 2016 a 2018, durante o governo de Michel Temer (MDB).
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA