logo jornal amazonia

Vídeo mostra cachorros mortos e sem os olhos em caso de abandono em sítio de Benevides

Segundo secretário de meio ambiente, dono foi responsabilizado e cães sobreviventes foram resgatados

Caio Oliveira

Moradores de Benevides denunciam situação de extremos maus-tratos contra quatro cães que estavam em um sítio do município, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Segundo denúncias, dos quatro animais, dois morreram e todos foram abandonados, amarrados sem água ou comida. Em contato com a Prefeitura do município, foi confirmado o dono dos animais foi autuado pelo caso de maus-tratos.

Um vídeo da situação, feito por vizinhos da casa onde os cães estariam abandonados, circula nas redes. Nas imagens é possível ver que um dos animais, ainda vivo, agoniza. Também é possível ver que ele já perdeu os olhos - e as cavidades dos globos oculares estão tomadas por larvas depositadas por moscas. Esse cachorro, segundo a prefeitura, não resistiu ao desgaste físico e morreu.

Os autores da denúncia dizem que procuraram a Polícia Militar para que sejam tomadas as providências contra os maus tratos e pedem solidariedade de pessoas frente à situação encontrada.

A Redação Integrada de O Liberal entrou em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Militar (PM) que informou que, segundo o Comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a denúncia em questão foi atendida pela Secretaria Municipal De Meio Ambiente e Turismo de Benevides (Semmat), que foi ao local e formalizou os fatos junto à DEMA (Unidade Integrada de Polícia do Meio Ambiente) e ao Ministério Público. De acordo com o comandante, a PM não participou da ocorrência.

Valderi França, titular da Semmat de Benevides,disse que técnicos da secretaria foram ao local na manhã desta segunda-feira (26) e constataram os maus-tratos contra os animais.

"Uma situação deplorável. Dois cães mortos, e os sobreviventes, estavam desnutridos, extremamente debilitados e cheio de parasitas, bichos. O dono foi autuado em flagrante pelo abandono dos animais. Encaminhamos o caso ao Ministério Público, por meio da comarca local, e até sexta-feira ele deve ser denunciado pelo promotor para responder criminalmente", disse o secretário.

Ainda de acordo com o Valderi França, ainda havia um jabuti no sítio onde foi feita a fiscalização. O réptil foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), localizado em Benevides. Já os dois cachorros foram apreendidos e estão sob a tutela de um cuidador. 

Lei

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Artigo 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê detenção, de três meses a um ano, além de multa, para quem maltratar, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA